Força-Tarefa Conjunta Southern Spear ataca embarcações no Pacífico Oriental. Oito mortos em operação do Secretário Hegseth. Ação contra grupos terroristas designados gera críticas de Colômbia e Venezuela
Em 15 de dezembro de 2025, a Força-Tarefa Conjunta Southern Spear, sob ordens diretas do Secretário de Defesa, Pete Hegseth, realizou ataques militares contra três embarcações no Oceano Pacífico Oriental. A ação resultou em oito mortes, conforme confirmado pelo Comando Sul dos EUA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As embarcações, identificadas como operadas por “Organizações Terroristas Designadas”, estavam envolvidas em rotas de narcotráfico conhecidas na região. A operação faz parte de uma campanha iniciada em setembro deste ano pelo governo republicano.
Ao longo de várias ofensivas, 26 embarcações foram atacadas, resultando em 95 mortes. O Comando Sul dos EUA divulgou um vídeo dos ataques, com duração de 47 segundos, na plataforma X.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ação gerou críticas de países como Colômbia e Venezuela. O Secretário de Estado, em conjunto com o líder da Minoria no Senado, planejam discutir os ataques em uma reunião com legisladores da Câmara nesta 3ª feira (16.dez.2025).
Hegseth e o Secretário de Estado fornecerão um briefing classificado aos legisladores da Câmara. A informação sobre as vítimas e detalhes das embarcações atacadas não foram divulgados.
Autor(a):
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.