“Foi Apenas Um Acidente” brilha no Gotham Awards, mas Jafar Panahi enfrenta condenação à prisão
“Foi Apenas Um Acidente” brilha no Gotham Awards, com Jafar Panahi levando três prêmios, enquanto enfrenta condenação a um ano de prisão por opor-se ao Irã.
“Foi Apenas Um Acidente” brilha no Gotham Awards
O filme “Foi Apenas Um Acidente” (“It Was Just An Accident”) destacou-se na cerimônia do Gotham Awards, realizada nesta segunda-feira (1º) em Nova York, EUA. O roteirista e diretor Jafar Panahi conquistou os prêmios de Melhor Diretor, Melhor Filme Internacional e Melhor Roteiro Original.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entretanto, a noite também foi marcada pela condenação de Panahi a um ano de prisão. Segundo a revista Variety, o cineasta se opôs ao governo do Irã, seu país de origem. O advogado do diretor informou que a sentença inclui um banimento de viagens por dois anos e a proibição de se associar a grupos políticos ou sociais.
Sinopse do filme
“Foi Apenas Um Acidente” narra a história de Vahid, um ex-preso político que acredita ter reconhecido o guarda que o torturou anos atrás ao ouvir o som de sua perna mecânica. Convencido de que encontrou seu algoz, ele o sequestra e o leva para um deserto, com a intenção de enterrá-lo vivo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
À medida que Vahid busca outros ex-detentos para confirmar a identidade do homem, surgem dúvidas sobre se realmente encontrou o alvo certo. O filme combina suspense, humor negro e dilemas morais, abordando temas como vingança, justiça e memória.
Com suas vitórias no Gotham Awards, “Foi Apenas Um Acidente” superou o filme brasileiro “O Agente Secreto”, que também estava na disputa por Melhor Roteiro Original. Wagner Moura, protagonista do longa nacional, foi indicado a Melhor Performance de Protagonista, mas não ganhou o prêmio.
Leia também:
Diretor do Festival Eurovision Afirma que Evento Não Está em Crise Apesar de Retiradas em 2026
Candinho revela ser pai de Samir em emocionante reencontro em “Êta Mundo Melhor!”
Lady Gaga, Shakira e AC/DC: Os Shows Mais Buscados no Google em 2025!
Autor(a):
Ana Carolina Braga
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.












