Flip 2025: veja a programação completa deste sábado (2)
A Festa Literária Internacional de Paraty acontece nos dias 30 de julho e 3 de agosto.

Mais um dia de programação se inicia neste sábado (1º) na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A 23ª edição da Flip iniciou na última quarta-feira (30) e se estende até domingo (3). O evento reúne escritores, poetas, intelectuais e artistas de diversas partes do mundo para abordar literatura e temas contemporâneos, incluindo identidade, autonomia feminina, memória e meio ambiente, entre outros.
O poeta Paulo Leminski (1944-1989) foi o autor homenageado neste ano, e foi lembrado na mesa de abertura na quarta-feira, com Arnaldo Antunes.
Leia também:

Debate sobre o futuro e as mudanças no jornalismo cultural em SP

IA resgata Elvis Presley em novo videoclipe

Sabrina Sato recorda a amamentação de Zoe e comenta: “Muito transgressor.”
A programação oficial da Flip acontecerá no auditório da matriz.
Realização do programa Flip 2025 neste sábado (2).
Mesa 14 – Senhora Liberdade
Luiz Antonio Simas na Nei Lopes Mediação
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nei Lopes, principal estudioso da diáspora africana no Brasil, é um intelectual essencial, escritor produtivo e sambista notável. Em entrevista com Luiz Antonio Simas, discorre sobre sua trajetória que se entrelaça com a história de um país que há séculos busca compreendê-lo.
Mesa 15 – Ser mulher na América Latina
Dahlia de La Cerda + Dolores Reyes Mediação: Gabriela Mayer
Do México à Argentina, retratos de mulheres que, apesar da violência e da crueldade, se mobilizam em amizade, amor e luta para construírem suas próprias identidades.
Mesa 16: Pertencer, transformar.
Astrid Roemer + Verenilde Pereira Mediação Adriana Ferreira Silva
Duas autoras experientes relatam as narrativas de mulheres que, na busca pela liberdade, confrontam a sociedade e a história de seus países como sinais de violência em seus corpos e suas vidas.
Mesa 17 – Invenção, memória
Cristina Rivera Garza e Maria Negroni Mediação: Guilherme Freitas
Redefinir os gêneros literários, apresentar modelos inovadores da literatura, reviver a memória constante e criar universos para lidar com o passado: na vivência de duas escritoras notáveis, surgem novas chances de expressão.
19h: Mesa 18 – A ideia absurda de estar lúcida
Rosa Montero Mediação: Paulo Roberto Pires
Comemoração de uma das escritoras mais inovadoras da atualidade, que, ao combinar ficção e realidade, desenvolve uma maneira própria de conceber o mundo, a literatura, a arte e a chance de transformação.
21h: Mesa 19 – Roçar a língua de Camões
Caetano Galindo + Ricardo Araújo Pereira Mediação: Janaisa Viscardi
Unir dois pensadores da língua, um de cada lado do oceano, para perceber que nosso idioma se desenvolve diariamente com movimento, humor, aprendizado, mistura e irreverência.
Bienal do Livro Rio 2025: veja os livros mais vendidos no evento.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)