Flávio Bolsonaro protocoliza o 29º pedido de impeachment de Moraes
O herdeiro de Jair Bolsonaro pede a anulação do ato do ministro e a vedação ao exercício de função pública por oito anos.
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) protocolou nesta quarta-feira, 23, uma nova solicitação de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Trata-se da 29ª demanda desse tipo em tramitação na Câmara.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O pedido imputa a Moraes alegações de abuso de poder, “censura prévia” e crime de responsabilidade por determinar medidas cautelares a Bolsonaro.
A manifestação é uma reação às restrições à liberdade de expressão determinadas pelo ministro em relação ao ex-capitão, que, na visão do senador, ultrapassariam os limites da competência penal. Além disso, Flávio propõe impedir Moraes de exercer funções públicas por oito anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A atuação do ministro Alexandre de Moraes, ao criminalizar a divulgação de publicações, entrevistas e manifestações indiretas, infringe diretamente a liberdade de expressão, contamina o papel da jurisdição penal e representa um ato de responsabilidade com abuso de poder e censura institucional, conforme o documento.
O protocolo de pedidos segue normalmente, em tramitação administrativa, mesmo com o Congresso em recesso branco.
Leia também:
STF Garante Direito ao Silêncio em Abordagens Policiais – Fachin Decide
Alexandre de Moraes conduz audiência no Rio sobre operação Contenção
Ministro Moraes envia carta rogatória aos EUA para notificar Paulo Figueiredo no caso de golpe de Estado
Na segunda-feira, 21, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) afirmou que a principal preocupação da oposição no Senado é o impeachment de Moraes, justificando a ação por supostas violações de direitos humanos. Também foram mencionados os ministros Cármen Lúcia e Gilmar Mendes, colegas de Moraes no STF.
Como ocorre o processo de pedido de impeachment de um ministro do Supremo Tribunal Federal.
A Lei nº 1.079/1950 estabelece o processo de impeachment de ministros do STF, que compreende as seguintes etapas:
Moraes foi indicado ao STF por Michel Temer e empossado em março de 2017, substituindo Teori Zavascki (1948-2017). Nunca ocorreu impeachment de um ministro da Corte na história.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Ana Carolina Braga
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.












