Flamengo solicita o reconhecimento da ONU como “nação simbólico-cultural”
O ídolo máximo e embaixador do clube, Zico, iniciou a campanha com discurso no Maracanã.

O Flamengo lançou uma campanha para ser reconhecido pela ONU como a primeira “Nação simbólico-cultural” do planeta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O anúncio foi realizado nesta terça-feira (9) em declaração de Zico, principal ídolo do clube, transmitido do Maracanã.
Se fôssemos um país, teríamos a 36ª maior população do mundo. Somos mais de 45 milhões de pessoas unidas sob uma mesma bandeira. Pleiteamos que a ONU reconheça que existe uma Nação que se forma não pela geografia, mas pelo sentimento coletivo. Temos música, histórias, heróis, costumes e tradições. E, principalmente, um povo espalhado por todo o planeta.
Leia também:

Clube de futebol Flamengo busca medida liminar para impedir o afastamento de Bruno Henrique no Tribunal de Justiça do Esporte

Decisão do STJ envolvendo Bruno Henrique, do Flamengo, segue em aberto; acompanhe

Bruno Henrique treina normalmente no Flamengo após punição pela CTST
Os torcedores podem apoiar a causa, assinando uma petição digital publicada no site oficial do clube.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Flamengo anunciou que o possível reconhecimento pela ONU, ainda que em caráter simbólico, representaria a validação internacional de um fenômeno que já se manifesta no Brasil e em todo o mundo.
Zico, embaixador do Flamengo, faz pronunciamento.
Prezados senhores e senhoras, estou aqui não apenas como ídolo do Flamengo, mas como representante de uma identidade que transcende o esporte, a nação rubro-negra.
Faço isso porque o Flamengo não é apenas um time de futebol ou uma potência esportiva. O Flamengo é uma nação. Se fôssemos um país, teríamos a trigésima sexta maior população do mundo. Somos mais de 45 milhões de pessoas unidas sob uma mesma bandeira, por uma mesma cultura e por um mesmo sentimento que transborda entre nós.
Portanto, em nome da Torcida Rubro-Negra, manifesta-se a intenção oficial do Flamengo em ser reconhecido pela Organização das Nações Unidas como a primeira Nação simbólico-cultural do planeta. Sim, a Nação almeja ser reconhecida oficialmente como uma Nação.
Solicitamos que a ONU considere que uma Nação se constitui não pela geografia, mas pelo sentimento coletivo. Uma Nação que possui sua música, história, heróis, costumes, tradições e, sobretudo, um povo distribuído por todo o planeta.
Se você apoia nossa causa, assine a petição para que a ONU reconheça a Nação Rubro-Negra o status de primeira Nação simbólico-cultural do mundo. Saudações rubro-negras.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Ricardo Tavares
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.