A presidência do clube do Rio de Janeiro emitiu comunicado oficial para manifestar críticas às decisões da CBF.
O Flamengo aguardou o término da partida contra o Vitória para divulgar uma nota oficial em oposição às alterações no calendário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar da vitória por 8 a 0 no Maracanã, que garantiu o clube a liderança do Campeonato Brasileiro, a diretoria aumentou a pressão e criticou as novas determinações da CBF (consulte a notícia ao final deste material).
O clube se sente prejudicado por ter perdido três semanas de folga. Anteriormente, o Brasileiro chegava até os últimos dias do ano, mas, com o novo calendário, será finalizado no início de dezembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A alteração nas datas se deve ao choque entre a Liga Nacional e a Copa Intercontinental. Devido à ausência de Flamengo, São Paulo e Palmeiras na Copa do Brasil, e considerando que os três ainda podem representar a América do Sul na “Mundial”, a CBF decidiu implementar as mudanças.
O Clube de Regatas do Flamengo expressa sua discordância em relação à decisão unilateral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), assinada pelo Diretor de Competições Júlio Avellar, de alterar o calendário oficial do Campeonato Brasileiro já com mais da metade da competição disputada.
A programação do Torneio Intercontinental de Clubes para dezembro de 2025 já era conhecida pela CBF desde fevereiro, quando o calendário anual foi divulgado. Não há nenhuma novidade que justifique a determinação em questão. No Conselho Técnico da Série A, em março deste ano, foi o próprio Flamengo quem trouxe essa questão à tona, sem que a CBF apresentasse alguma sugestão ou solução no local apropriado para tais decisões.
A decisão, que avança as competições e diminui o tempo de duração, sobrepõe ao Flamengo uma maior quantidade de jogos e longas viagens em curto espaço de tempo, o que, em alguns casos, ignora o mínimo de 66 horas entre partidas — principalmente após as datas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo. Esse cenário prejudica o planejamento esportivo da temporada e, principalmente, a saúde dos atletas.
A ação ainda beneficia, de forma indireta, clubes que não estão na edição corrente da Copa Libertadores da América, gerando um desequilíbrio esportivo inaceitável em um campeonato que deveria valorizar a igualdade entre seus participantes.
Desde 2003, com a adoção do formato de pontos corridos para o Campeonato Brasileiro, a integridade da tabela foi mantida, com ajustes mínimos em situações excepcionais. Ao longo de mais de duas décadas, não houve alterações de grande impacto durante a competição. A decisão revela desconsideração pela complexidade do futebol brasileiro, desrespeitando atletas, clubes, torcedores, patrocinadores, detentores de direitos de transmissão e toda a indústria do esporte.
Ademais, observa-se que a CBF consistentemente rejeita solicitações específicas de modificação de tabela, sob o argumento de interesses televisivos, embora, por outro lado, determine unilateralmente a antecipação de diversas rodadas, sem considerar a opinião de um clube diretamente envolvido na disputa da Libertadores.
O Flamengo reitera seu compromisso com a disputa do Campeonato Brasileiro, com a integridade esportiva, com a lisura da competição e com o respeito aos seus milhões de torcedores.
Diante do exposto, o clube exige da CBF, em particular de seu presidente Samir Xaud, que revise a decisão, com o objetivo de assegurar a credibilidade de um dos maiores torneios do futebol mundial.
A Seleção Brasileira será a 11ª equipe na carreira de Ancelotti.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.