Flamengo conquista o Brasil e a América em 2025
Em um feito histórico, o Flamengo se tornou campeão do Brasil e da América no mesmo ano pela segunda vez. Após vencer a Libertadores contra o Palmeiras no Monumental de Lima, no Peru, o time de Filipe Luís derrotou o Ceará no Maracanã e garantiu a conquista da Série A.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com esse “doblete”, o Flamengo se junta ao Santos de Pelé, que alcançou o mesmo feito em 1962 e 1963, ao conquistar a Taça Brasil e a Libertadores. Sob a liderança de Jorge Jesus, o Flamengo fez a melhor campanha da história do Brasileirão de pontos corridos, somando 91 pontos e vencendo o River Plate-ARG na primeira final única da Libertadores.
O papel dos jogadores e a trajetória do Flamengo
Na temporada de 2024, o Botafogo também repetiu essa conquista, ao vencer a Libertadores em cima do Atlético, no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires. Jogadores como Luiz Henrique, Almada e Marlon Freitas foram fundamentais para a equipe de Artur Jorge, que se destacou no campeonato brasileiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2025, Filipe Luís, que já havia sido campeão como jogador em 2019, levou o Flamengo novamente ao topo do futebol brasileiro e sul-americano. A vitória na Libertadores teve um “gostinho especial” por ter sido contra o Palmeiras, que havia sido o algoz na decisão de 2021, consolidando o Monumental de Lima como um “local sagrado” para o Rubro-Negro, que se tornou o primeiro tetracampeão brasileiro da Copa.
Histórico de campeões da Libertadores e do Brasileiro no mesmo ano
- 1962: Santos campeão da Libertadores e Taça Brasil
- 1963: Santos campeão da Libertadores e Taça Brasil
- 2019: Flamengo campeão da Libertadores e Brasileirão
- 2024: Botafogo campeão da Libertadores e Brasileirão
- 2025: Flamengo campeão da Libertadores e Brasileirão
