Fiscalização na Amazônia atinge recordes! Entre 2023 e 2025, operações cresceram 80% e multas ambientais aumentaram 63%. Descubra os detalhes dessa mudança!
Entre 2023 e 2025, o governo federal intensificou suas operações de fiscalização na região amazônica, registrando um crescimento de 80%. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, no ano passado, foram realizadas 25 mil operações. Esse aumento também refletiu em um crescimento de 63% no total de multas ambientais aplicadas no mesmo período.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No bioma do Cerrado, o aumento das multas ambientais foi ainda mais expressivo, alcançando 130% em 2025 em comparação a 2023. Além disso, a presença de agentes ambientais na Amazônia Legal cresceu 61% entre 2024 e 2025.
O governo federal atribui a melhoria nos dados ambientais à recuperação orçamentária do Ibama e do ICMBio, além do aumento das punições e da presença de fiscalização no bioma amazônico, o que inibe a prática de irregularidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.