Financiamento das empresas é assegurado por crédito em 35,8%, informa Fazenda

Empresas representam 33,3% da totalidade dos empréstimos oferecidos pelo Sistema Financeiro Nacional.

11/09/2025 9:12

1 min de leitura

Financiamento das empresas é assegurado por crédito em 35,8%, informa Fazenda
(Imagem de reprodução da internet).

Dados do Ministério da Fazenda revelam que 35,8% do financiamento das empresas brasileiras provém de empréstimos. A informação está presente no Relatório de Crédito da Secretaria de Reformas Econômicas, produzido a partir das séries temporais do Banco Central.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O documento apresenta dados divulgados até julho. Observa-se a composição das fontes de financiamento para as empresas:

  • Dívida externa: 30,6%.
  • Taxas de endividamento: 33,6%.
  • Empréstimos: 35,8%.

As empresas representam 33,3% dos empresários concedidos pelo SFN, enquanto as famílias correspondem à maior parte, atingindo 63,3% do crédito do SFN, com a parcela do governo representando 3,3%.

Leia também:

O relatório do Ministério da Fazenda indica que os créditos de recursos livres, ou seja, aqueles negociados com o mercado, apresentam maior volatilidade em comparação com os créditos de recursos direcionados, que são financiados por governos ou entidades estatais.

O mesmo ocorre com os recursos, seja com ou sem garantia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A avaliação do coordenador-geral de Regulação do Sistema Financeiro da Fazenda, João Paulo Borges, indica que o documento oferece uma visão geral e um panorama do mercado de crédito brasileiro durante um semestre.

A Secretaria de Reformas Econômicas pretende, em seguida, analisar os efeitos de políticas em vigor, incluindo o novo consignado privado, e intensificar o acompanhamento de operações com garantias.

Acreditamos ter uma agenda focada em aprimorar o desempenho das garantias e da interoperabilidade. Dessa forma, almejamos estimular políticas que expandam a oferta de crédito com garantia e, por fim, diminuam os custos de taxa.

54% dos trabalhadores não conseguem atingir sua renda mensal.

Fonte por: CNN Brasil

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.