Final Fantasy 16 pode ser lançado no Switch 2, revela produtor em live
O produtor de Final Fantasy 16 cita o Switch 2 em uma transmissão ao vivo e alimenta especulações sobre uma nova versão do jogo para o console da Nintendo.

Em uma transmissão recente do programa “Final Fantasy XIV Letter from the Producer”, o produtor Naoki Yoshida comentou sobre a viabilidade de Final Fantasy 16 ser lançado no Nintendo Switch 2. Ao abordar os lançamentos multiplataforma recentes do jogo, Yoshida declarou: “Só falta a Nintendo”.
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Kazutoyo Maehiro, diretor criativo, concluiu a conversa afirmando que “fará o seu melhor”, em relação à proposta de levar o jogo para o novo hardware da Nintendo.
Apesar de não ser uma confirmação oficial, a declaração foi suficiente para gerar debates na comunidade, especialmente devido ao investimento da Square Enix em uma estratégia de lançamentos multiplataforma.
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A nova estratégia da empresa está inserida no plano corporativo “Square Enix Reboots, and Awakens”, com validade até março de 2027. O objetivo principal é trazer títulos AAA e franquias renomadas para Nintendo Switch, PlayStation, Xbox e PC, ampliando a distribuição dos jogos.
A decisão foi motivada pelo desempenho de vendas aquém das expectativas de Final Fantasy 16 e Final Fantasy 7 Rebirth, ambos lançados inicialmente como exclusivos para PlayStation 5.
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O lançamento recente de Final Fantasy 16 para Xbox Series X/S teve vendas iniciais limitadas, com projeções de apenas 22 mil cópias vendidas na primeira semana. Em contrapartida, o jogo alcançou aproximadamente 3 milhões de unidades comercializadas no lançamento para PS5.
Lançado em 5 de junho de 2025, o Nintendo Switch 2 apresenta especificações técnicas notavelmente superiores às do modelo original. O novo console utiliza uma GPU baseada na arquitetura Ampere da NVIDIA, com 1.536 núcleos CUDA, suporte a DLSS e ray tracing, além de uma CPU octa-core ARM Cortex A78C.
A memória RAM é de 12 GB LPDDR5, com 9 GB disponíveis para desenvolvedores, e o armazenamento interno é de 256 GB UFS.
Ainda assim, o suporte ao DLSS pode ser fundamental para amenizar a menor performance em comparação com consoles de mesa, principalmente em jogos exigentes como Final Fantasy 16.
Ademais das conversas durante a transmissão, outros sinais indicam o lançamento de Final Fantasy 16 no Switch 2. A trilogia Final Fantasy 7 Remake já foi oficialmente confirmada para o novo console.
O diretor da série, Naoki Hamaguchi, afirmou que o Switch 2 possui poderado o suficiente para executar os três jogos e considera a plataforma como um elemento de reforço do vínculo entre a Nintendo e a franquia Final Fantasy.
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O console original Switch recebeu a maior parte dos jogos principais da franquia, com exceção de Final Fantasy 11, 13 e 15.
Com o Switch 2 se apresentando como plataforma apta a rodar títulos mais recentes, o port de Final Fantasy 16 completaria a presença da franquia em todas as principais plataformas do mercado atual.
Apesar da viabilidade técnica, o port ainda enfrentaria desafios. Nas versões de console, Final Fantasy 16 já apresenta resoluções reduzidas e uso intenso de reconstrução de imagem.
A versão para Xbox Series X, por exemplo, alcança resolução de 1224p e 30 FPS no modo qualidade, enquanto a edição para Series S funciona em aproximadamente 792p, também a 30 FPS.
Adaptar o jogo para o modo portátil do Switch 2 demandará ainda mais otimizações, mesmo com o uso do DLSS e suas vantagens em upscaling.
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Fonte por: Adrenaline
Autor(a):
Lara Campos
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.