Filipe Martins solicita ao STF autorização para acompanhar julgamento em Brasília
Filipe Martins solicita ao STF permissão para acompanhar seu julgamento em Brasília, enquanto está em prisão domiciliar em Ponta Grossa, Paraná.
Pedido de Acompanhamento de Julgamento por Filipe Martins
A defesa de Filipe Martins, ex-assessor para Assuntos Internacionais da Presidência da República, solicitou ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, que ele possa acompanhar o julgamento em que é réu em Brasília. Atualmente, Martins está em prisão domiciliar em Ponta Grossa, Paraná.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Martins exerceu a função de assessor durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) e é réu em uma ação penal que investiga a elaboração de um plano de golpe de Estado, sendo apontado como um dos responsáveis pela chamada “minuta do golpe”.
Detalhes do Pedido
O pedido, assinado pelos advogados Jeffrey Chiquini e Ricardo Scheiffer, requer autorização para que Martins viaje de avião de sua residência em Ponta Grossa até Brasília. A viagem está prevista para a próxima segunda-feira (8), com retorno na quarta-feira (10).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essas datas coincidem com o período em que a Primeira Turma do Supremo, que teria elaborado a proposta de Moraes e os candidatos Lula (PT) e Geraldo Alckmin (PSB), estará em atividade. Durante esses dias, os advogados dos réus apresentarão a sustentação oral no tribunal.
Possibilidade de Novo Pedido
O presidente da Primeira Turma, ministro Flávio Dino, também reservou os dias 16 e 17 de dezembro para o julgamento. A defesa indicou que poderá solicitar um novo pedido para que Martins esteja presente nessas datas.
Leia também:
Congresso Nacional aprova LDO 2026 com R$ 13 bilhões em emendas antes das eleições
Moraes autoriza visita de deputado à cela do ex-presidente Jair Bolsonaro na PF
Davi Alcolumbre e Edson Fachin dialogam sobre crise entre os Poderes e próximos passos no STF
Segundo os advogados, a solicitação se fundamenta no direito de Martins estar presente no julgamento, que pode restaurar “a justiça que lhe tem sido negada”. O documento ressalta que o risco de fuga já foi considerado infundado.
Justificativa da Defesa
A defesa argumenta que a decisão de Martins de comparecer ao julgamento não é motivada por provocação ou vaidade, mas sim por um gesto que demonstra sua inocência e compromisso com a verdade. O documento também menciona a intenção de resistir, com dignidade, às injustiças que ele tem enfrentado.
Os advogados pediram ainda que Martins seja acompanhado por sua esposa durante o julgamento. Caso o pedido seja aceito, ele ficaria hospedado no Complexo Hoteleiro Mercure Brasília, localizado na região central da capital federal.
Autor(a):
Lara Campos
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.












