Filipa recebe diagnóstico de bipolaridade; compreenda o transtorno
Paciente realizou consulta com especialista após apresentar novo episódio.
Após um novo surto em “Dona de Mim”, Filipa (Cláudia Abreu) realizou uma consulta com um psiquiatra e obteve o diagnóstico de transtorno de bipolaridade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A personagem já experimentara inúmeras mudanças de humor repentinas, mas considerava que esses episódios faziam parte de sua natureza. Após receber o diagnóstico de bipolaridade, Filipa poderá iniciar o tratamento adequado para gerenciar o transtorno e suas expressões.
A atriz Linda Hamilton, 68 anos, conhecida por seu papel em “O Exterminador do Futuro” (1984), relatou ter superado sua longa luta contra o transtorno bipolar. Ela afirma ter descoberto uma forma de gerenciar a condição, mas revela que investiu centenas de milhares de dólares ao longo de mais de 40 anos para aprender a lidar com a bipolaridade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Linda afirmou que teve uma vida “totalmente desastrosa” e aconselhou pessoas que enfrentam dificuldades de saúde mental a não perderem a esperança.
O transtorno bipolar é uma condição que se caracteriza por alterações de humor, que podem variar entre episódios de mania ou hipomania e episódios depressivos.
O transtorno bipolar é uma manifestação de humor marcada pela oscilação entre fases depressivas, hipomaníacas e maníacas. A condição crônica pode causar sofrimento, impactando negativamente a vida dos pacientes em diversas esferas, principalmente no âmbito profissional, de entretenimento e nos vínculos sociais.
Leia também:
Acir Filló deseja ser interpretado por Fábio Assunção na série “Tremembé” e fala sobre a prisão
David Harbour reflete sobre sua vida e separação de Lily Allen em entrevista à Esquire Espanha
Adriane Galisteu revela lição de Pelé sobre a imprensa e compartilha sua história com Ayrton Senna
A etiologia do transtorno bipolar é incerta, sendo consideradas hipóteses a influência de aspectos genéticos, biológicos e psicossociais, incluindo ocorrências de eventos desafortunados e traumáticos na trajetória de vida.
São reconhecidas no transtorno bipolar oscilações significativas de humor, com episódios depressivos alternando com episódios de euforia ou irritabilidade, também chamados de mania, se mais intensos, ou hipomania.
Na fase maníaca ou eufórica, o adolescente pode demonstrar agitação, irritabilidade ou euforia; agressividade e hostilidade; pensamento, fala e movimento acelerados; impulsividade e diminuição na capacidade de planejamento e avaliação de risco; sensação de grandiosidade e autoestima elevada; e sensação de muita energia com pouca necessidade de sono.
Já na depressão, existem sinais de tristeza intensa e desespero, frustração ou exaustão, juntamente com a perda de interesse, o prazer e a motivação ou pensamentos sobre morte e suicídio.
O diagnóstico do transtorno bipolar é clínico, baseado na história do paciente e nos sinais e sintomas relatados e observados nas avaliações durante as consultas. Não existem exames que diagnostiquem a condição, embora alguns instrumentos possam auxiliar na entrevista clínica.
Com informações de Lucas Rocha
Clara Moneke: conheça a trajetória da protagonista de “Dona de Mim”
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Lara Campos
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.












