Festival em Campinas recebe inscrições para filmes curtos com foco em pessoas negras e da diáspora africana

As inscrições podem ser realizadas até 31 de julho; serão escolhidos dez filmes para a mostra, com a premiação de três prêmios no valor de R$ 3 mil.

25/07/2025 17:47

2 min de leitura

Festival em Campinas recebe inscrições para filmes curtos com foco em pessoas negras e da diáspora africana
(Imagem de reprodução da internet).

As inscrições para a 2ª edição do Cinegro – Festival de Cinema Negro de Campinas, no estado de São Paulo, permanecem abertas até 31 de julho. A mostra selecionará filmes curtos com duração de até 25 minutos, dirigidos ou protagonizados por pessoas negras e afrodescendentes (descendentes de africanos que residem fora da África). Em 2024, o festival homenageia a cineasta Lilian Solá Santiago e oferecerá programação com oficinas, debates e exibições.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A idealizadora e curadora do evento, Andrea Mendes, ressalta que o festival busca ocupar espaços de poder através da valorização da arte negra. “Campinas é uma cidade do audiovisual, possui muitas produções, mas ainda concentrada em uma estética branca”, afirma, em entrevista ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato. “O Cinegro veio com uma possibilidade de abertura de portas e de olhares para essa cadeia produtiva tão necessária e importante, não só para a cidade de Campinas, mas para o Brasil.”

Para Mendes, a formação de público também é um dos pilares do projeto. “Entendemos que esse nicho de fato não teve um olhar cuidadoso. […]. Acreditamos que essa sensibilização, essas oportunidades de conhecimento sobre a área, muito mais do que como espectador de um filme, é também trazer a sensibilização para uma inserção nessa cadeia produtiva”, explica.

Leia também:

A homenageada nesta edição, Lilian Solá Santiago, é reconhecida como referência no cinema negro e indígena brasileiro. “Ela ostenta inúmeros prêmios, mais de 20 nacionais e internacionais”, afirma a curadora. “É extremamente importante para celebrar o papel dela, mas também para demonstrar que outras mulheres podemos estar em todos os lugares de fato”, acrescenta.

As inscrições podem ser realizadas através deste link. Serão selecionados dez filmes para a mostra competitiva, que concederá três prêmios no valor de R$ 3 mil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para audir e visualizar.

O jornal Conexão BdF vai ao ar em duas edições, de segunda a sexta-feira, uma às 9h e outra às 17h, na Rádio Brasil de Fato, 98.9 FM na Grande São Paulo, com transmissão simultânea também pelo YouTube do Brasil de Fato.

Fonte por: Brasil de Fato

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.