Festival das Populações da Amazônia comemora a diversidade na região de Roraima
Evento de caráter itinerante chega a Boa Vista para promover artistas, mestres da cultura popular e representantes indígenas em homenagem à diversidade …

Boa Vista (RR) receberá, entre os dias 22 e 28 de agosto, a segunda etapa do Festival dos Povos da Floresta, projeto itinerante que destaca a força criativa e a diversidade cultural da Amazônia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após Porto Velho (RO), a capital roraimense recebe o evento com programação gratuita e aberta ao público, consolidando-o como espaço de visibilidade e protagonismo das artes produzidas pelos povos da floresta.
Desenvolvido pela Rioterra e apresentado pela Petrobras, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com a realização do Ministério da Cultura e Governo Federal, o festival promove o encontro entre tradição e contemporaneidade. Além de espetáculos musicais, dança, exposições e vivências, a iniciativa visa fortalecer o reconhecimento da Amazônia como território de criação, inovação e resistência cultural.
Leia também:

Ex-bailarina do Faustão é vista com filho do apresentador

Caetano Veloso revela sua rotina de exercícios acompanhada por músicas de K-pop; confira

Como funciona um relacionamento não-monogâmico? “Amores à Parte” faz uma sátira disso
Arte programada
A cerimônia de abertura contará com a apresentação do grupo de dança Parixara Kapoi. Entre os destaques musicais, estarão a atriz e cantora Thalma de Freitas, a paulista Heloise e a participação da Orquestra Sinfônica do Instituto Boa Vista de Música (IBVM), conduzida pelo maestro Beany Cabrera.
O evento também inclui a participação do poeta e compositor roraimense Eliakin Rufino e da cantora Lionella Edwards.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No sábado (23), o público poderá assistir ao espetáculo “Dharma”, da paraibana Socorro Lira, e ao projeto “Povos da Floresta: Do Cangaço ao Seringal”, da rondoniense Patrícia Morais, que apresenta a cantora Anne Louise (RR) e a Quadrilha Agitações, representando a força cultural da região.
As apresentações musicais se estendem até domingo (24), quando o grupo indígena Povo Gavião (RO) realiza danças tradicionais. Posteriormente, o show “Conexão Rondônia-Roraima” reúne o compositor Binho (RO) e a cantora Leka Denz (RR).
A cerimônia de encerramento será um grande evento, com a apresentação de “Povos da Floresta celebram o movimento Roraimeira”, que reúne os ícones Neuber Uchôa e Zeca Preto, junto à banda Bodó Valorizado e da cantora Ana Lu, da nova geração do movimento.
Artes visuais e formação
O programa contempla também a exposição JUVIA, com curadoria de Rosely Nakagawa, que reúne obras de artistas como Paula Sampaio (PA) e Gustavo Caboco (RR), além de selecionados em edital.
Workshops de vídeo e fotografia com celular, encontros de conversa e experiências culturais abrangem a imersão artística, fomentando discussões sobre ancestralidade, atualidade e o futuro da Amazônia.
Plano nacional
O evento prossegue pelo país após a ocorrência em Boa Vista, contemplando Macapá (AP), Belém (PA) e Brasília (DF). A intenção é estabelecer conexões culturais e emocionais, expandindo a divulgação da expressão dos povos da floresta em âmbito nacional.
Serviço
Festival dos Povos da Floresta – Boa Vista
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)