Feriados de 2026 motivam funcionários; programação detalhada AQUI!

Os feriados de 2026 devem oferecer novos períodos de descanso e atividades de lazer aos trabalhadores.

25/08/2025 11:38

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Os feriados de 2026 trazem novas possibilidades de descanso e entretenimento para os trabalhadores. Saber do calendário de feriados é importante tanto para o planejamento individual quanto corporativo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A partir de 2025, o segundo semestre apresenta-se como pouco promissor para aqueles que apreciam folgas pagas, devido à ausência de feriados nacionais em julho e agosto, e ao fato de que os feriados de setembro e outubro ocorrerão em domingos.

Os brasileiros podem iniciar a programação de seus passeios de 2026, que se anuncia como mais promissor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Calendário de feriados em 2026

Os feriados nacionais de 2026 são válidos em todo o Brasil. Apesar do Carnaval e Corpus Christi serem pontos facultativos, ou seja, não há obrigatoriedade de folga, como são muito comuns eles estão presentes nesta tabela:

Consulte o calendário da sua cidade, pois, além dos feriados nacionais, muitos municípios também estabelecem feriados locais.

Leia também:

O empregado possui direito a descanso em datas comemorativas?

Sim, os trabalhadores possuem direito a dias de folga nos feriados, conforme a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Os feriados são dias de descanso obrigatório.

Contudo, há exceções, como nos setores de saúde, segurança e alimentação, que exigem trabalho contínuo. Nesses casos, o empregado tem direito a adicional de pagamento e folga compensatória.

Pagamento adicional para funcionários em dias de feriado.

O empregado que trabalhar em dia feriado tem direito à remuneração acrescida. Em um acordo entre o empregado e o empregador, é preciso que o indivíduo seja compensado com:

Para assegurar esses direitos, é fundamental que os trabalhadores verifiquem se as empresas cumprem as normas legais. Em caso de dúvidas, devem procurar orientação com o sindicato da categoria ou um especialista em legislação trabalhista.

Fonte por: FDR

Autor(a):

Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.