Preços de produtos premium estão acima da média dos últimos nove meses, em razão da oferta limitada no mercado interno, segundo a Cepea.
O feijão-carioca de qualidade superior (notas 9 a 10) apresenta preços elevados, conforme informações divulgadas nesta segunda-feira (9.jun.2025) pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os valores referentes à primeira semana de junho superaram a média entre setembro de 2024 e maio de 2025, devido à limitada disponibilidade do produto no mercado interno.
Formulário de cadastro
A falta desse tipo específico de feijão é o principal motivo que explica os preços acima da média dos últimos nove meses, de acordo com os dados do Cepea. A situação ocorre em um período de transição entre as safras, marcado por negociações mais prudentes.
Na última semana, o mercado interno de feijão apresentou um comportamento mais cauteloso. As negociações foram esporádicas, com aquisições limitadas para atender o comércio de varejo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A situação presente afeta produtores e comerciantes de feijão-carioca de alta qualidade, bem como os compradores desse produto específico, que observam valores acima da média dos últimos 9 meses nas diversas regiões pesquisadas pelo Cepea.
Para os feijões classificados como comerciais (notas 8 a 8,5), a situação é distinta. Há maior volume de grãos disponíveis no mercado, incluindo estoques da safra anterior. O aumento da oferta tem dificultado a recuperação dos preços desse tipo específico de produto.
Os pesquisadores do Cepea constataram que o mercado na semana passada deu prioridade ao escoamento dos estoques de feijão. O ritmo mais prudente das negociações ocasionou certa estagnação nas transações. Compradores evitam adquirir grandes volumes, e produtores resistem a aceitar propostas com valores mais baixos.
A redução da alta nos preços do feijão depende da chegada de novos volumes no mercado, em função do progresso da próxima colheita, fator cuja previsão permanece incerta.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.