Logo Hora do Benefício
Logo Hora do Benefício
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos! 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌).


Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.
  1. Home
  2. Mais Notícias
  3. Federações sindicais exigem atitudes pragmáticas do governo Trump

Federações sindicais exigem atitudes pragmáticas do governo Trump

Secretário-geral da CUT declara que é preciso “negociar sem parar” com os EUA para evitar prejuízos no emprego.

Por: Marcos Oliveira

16/07/2025 14:45

3 min de leitura

Federações sindicais exigem atitudes pragmáticas do governo Trump
(Imagem de reprodução da internet).

O presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Sérgio Nobre, declarou nesta quarta-feira (16.jul.2025) que a estratégia deve ser “negociar exaustivamente” com os Estados Unidos para evitar que tarifas contra os produtos brasileiros sejam implementadas. Eles solicitaram “bom senso” do governo do presidente norte-americano, Donald Trump (Partido Republicano), em relação à preservação dos empregos brasileiros e do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O autor afirmou que, caso a taxa de 50% contra produtos nacionais seja implementada, o governo precisará negociar com o setor empresarial do Brasil para adotar medidas que assegurem os postos de trabalho das empresas afetadas.

Atualmente, a principal preocupação é com o emprego. Trata-se de empresas que também têm grande parte da sua produção voltada para os Estados Unidos, portanto, espera-se que esse impasse tenha uma solução rápida.

Leia também:

Blog post image

Nikolas Ferreira afirma que não estamos em uma democracia

Blog post image

Bolsonaro comete erro ao escutar radicais, afirma Janaina Paschoal

Blog post image

Luiz Inácio Lula da Silva e outros políticos expressaram condolências pelo falecimento de Preta Gil

O representante afirmou que a solução ideal é por meio da diplomacia e da negociação. Disse que, caso a taxa de 50% seja implementada, haverá um efeito prejudicial na economia brasileira. Ele não especificou qual seria a projeção de impacto sobre o emprego.

As entidades sindicais propõem a formação de um comitê de trabalho com representantes do governo, do setor empresarial e das centrais sindicais, visando a definição de ações que combatam o aumento do desemprego no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acreditamos na existência de bom senso, pois o efeito não é negativo apenas para a economia brasileira, para os empregos no Brasil, mas também para as empresas dos Estados Unidos e para os empregos lá.

Segundo Sergio Luiz Leite, vice-presidente da Força Sindical, a proposta consiste na criação de um grupo permanente, uma espécie de “comitê de crise”. Não há outras reuniões agendadas com as centrais sindicais.

Reunião com Centrais Sindicais

Os representantes das centrais sindicais reuniram-se com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB). O encontro também contou com a presença de empresários, discutindo a questão da tarifação de 50% com os Estados Unidos e centrais sindicais. Consulte a lista completa dos presentes (PDF – 87 kB).

Alckmin coordena reuniões com o setor produtivo para obter sugestões sobre as medidas que o governo Luiz Inácio Lula da Silva pode adotar para reverter e mitigar os efeitos da supertaxação imposta pelos Estados Unidos.

Consulte a lista de convidados do setor produtivo e dos sindicatos.

Carta aos EUA

O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou uma carta ao governo dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), na terça-feira (15.jul.2025), solicitando a revogação das tarifas de 50% sobre os produtos brasileiros. Segue a íntegra (PDF – 192 kB).

O governo brasileiro expressa sua indignação em relação à taxa adicional anunciada por Trump, que entrará em vigor a partir de 1º de agosto.

O governo brasileiro afirmou manter diálogo de “boa-fé” com as autoridades norte-americanas, visando aprimorar o comércio bilateral. Indicou que encaminhou, em 16 de maio, uma carta confidencial de proposta com áreas de negociação, que não recebeu resposta dos Estados Unidos.

A aplicação das tarifas terá um impacto muito negativo nos setores importantes de ambas as economias, colocando em risco uma parceria econômica historicamente forte e profunda entre nossos países, afirmou a carta.

O documento também afirma que o Brasil reforça seu interesse em obter uma resposta dos Estados Unidos. “O Brasil continua disponível para dialogar com as autoridades americanas e negociar uma solução mutuamente aceitável sobre os aspectos comerciais da agenda bilateral, visando preservar e aprofundar o relacionamento histórico entre os dois países e reduzir os efeitos adversos do aumento de tarifas em nosso comércio bilateral”, declarou.

O texto é assinado pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, e pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Os destinatários são:

Fonte por: Poder 360

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Central Única TrabalhadoresEmpregos BrasilTarifas EUA BrasilTrump
Foto do Marcos Oliveira

Autor(a):

Marcos Oliveira

Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.

Imagem do post

Tecnologia

A Microsoft emite aviso a empresas e órgãos governamentais sobre ameaça a sistema de servidores

21/07/2025 2:53 | 1 min de leitura

● Alaska Airlines interrompe todas as operações de voo devido a falha no sistema

21/07/2025 2:45 | 2 min de leitura

● João Fonseca retorna ao topo do ranking; veja a evolução a partir de 2024

21/07/2025 0:37 | 2 min de leitura

● O plenário do Supremo Tribunal Federal se pronunciou sobre as medidas cautelares contra o ex-presidente Jair Bolsonaro nesta segunda-feira

21/07/2025 0:33 | 1 min de leitura

● Nikolas Ferreira afirma que não estamos em uma democracia

21/07/2025 0:11 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!