As tarifas de até 50% aplicadas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros, projetadas para agosto de 2025 a dezembro de 2026, devem diminuir o Produto Interno Bruto em 0,2 ponto percentual e causar a perda de aproximadamente 138 mil empregos, conforme dados apresentados no Boletim Macrofiscal da Secretaria de Política Econômica (SPE), publicado nesta quinta-feira (11).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As tarifas devem refletir a queda de 0,2 ponto percentual no Produto Interno Bruto em relação ao cenário de referência. Esse impacto está associado à retração da demanda externa e seus efeitos, principalmente, sobre o investimento.
A pesquisa aponta que cerca de 40% do volume total exportado para os Estados Unidos em 2024 passou a ser sujeito a tributação com alíquota de 50%, abrangendo setores como minerais não metálicos, máquinas, eletrônicos, móveis e agropecuária.
LEIA TAMBÉM!
Queda nas exportações brasileiras aos EUA em agosto atribuída a tarifas, relata Amcham
Ministério da Agricultura afirma que a China manifestou interesse em reativar a importação de frango
Banco central revisa projeção de crescimento do PIB para 2,3% e inflação para 4,8% em 2025 devido aos juros
O setor de transformação respondeu por 71,5 mil demissões, seguido por serviços com 51,8 mil e agropecuária com 14,7 mil.
A influência sobre a inflação é vista como mínima, correspondente a 0,1 ponto percentual, devido ao incremento da oferta de produtos no mercado interno resultante da diminuição da demanda externa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para mitigar os impactos, o governo implementou o Plano Brasil Soberano, incluindo linhas de crédito com apoio financeiro, isenções fiscais e aquisições públicas.
De acordo com as simulações da SPE, as ações podem diminuir em metade a perda do PIB, para 0,1 ponto percentual, e garantir a manutenção de 73 mil empregos.
Com o plano, o impacto das tarifas no PIB é reduzido pela metade, reduzindo-se de -0,2 pontos percentuais para -0,1 pp entre agosto de 2025 e dezembro de 2026. No mercado de trabalho, a perda estimada cai de 138 mil para 65 mil empregos.
Fonte por: CNN Brasil