Logo Clique Fatos
Logo Clique Fatos
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Internacional
  • Brasil
  • Economia
  • Famosos
  • Futebol
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Opinião
  3. Fatos reveladores trazidos à tona

Fatos reveladores trazidos à tona

A restrição à Flipei em São Paulo expõe o cinismo da extrema-direita na defesa da liberdade de expressão.

Por: Lucas Almeida

07/08/2025 17:29

5 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A decisão da prefeitura de São Paulo de censurar a Festa Literária das Editoras Independentes, a Flipei, é apenas grave e inaceitável em uma democracia. Ela também demonstra que o discurso da extrema-direita sobre a suposta defesa da liberdade de expressão é uma grande farsa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A programação da semana na capital paulista foi afetada por uma carta, na qual a prefeitura justifica a sua decisão de cancelar o evento, alegando que o espaço destinado a Praça das Artes deveria ser utilizado exclusivamente para fins educacionais, não para atividades político-partidárias ou ideológicas. O comunicado é assinado pelo diretor-geral da Fundação Theatro Municipal de São Paulo, Abraão Mafra de Oliveira Lopes.

A mesma sede do Theatro Municipal, que inaugurou suas atividades em março do ano anterior, recebeu uma homenagem à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, durante o período em que seu marido enfrentava processos por tentativa de golpe de Estado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Flipei acontecerá em um novo espaço. Ninguém impedirá um evento que reúne escritores, pensadores e ativistas na busca por reinventar o futuro. Contudo, os ataques sofridos pelos organizadores vão muito além da tentativa de silenciar uma manifestação literária. A censura deve servir de alerta para o que pode acontecer se a extrema-direita retornar ao poder em Brasília, caso avance no controle do Legislativo, se ampliar sua participação em prefeituras de grandes metrópoles e em estados da federação.

A extrema-direita nunca se preocupou com a liberdade de expressão. Quando ataca o Judiciário, busca apenas o direito de mentir, difamar, desinformar e disseminar ódio sem qualquer restrição. Para alguns, a “liberdade”. Para o contraditório, a mordaça. Atualmente, sabemos que a mentira mata, o ódio alimenta a violência e a desinformação ameaça a democracia. A linguagem é poder, e qualquer movimento político sabe disso.

Leia também:

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Brasil enfrenta genocídio negro: movimento se mobiliza contra racismo e violência em novembro

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Violência no Rio de Janeiro: Tiros, medo e a urgência por políticas públicas eficazes

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Câmara do DF aprova lei que institui Dia da Memória às Vítimas do Comunismo

Em 2023, o bilionário Elon Musk publicou nas redes sociais uma imagem de uma camiseta com a frase “Faça Orwell Ficção Novamente”, uma referência ao lema de campanha de Donald Trump, “Faça a América Grande Novamente”. Trata-se de um apelo para combater as realidades distópicas apresentadas nas obras do escritor George Orwell, que criticam os avanços do autoritarismo, a vigilância estatal e a perda das liberdades civis na sociedade atual.

Em 1984, Orwell descreve os aspectos de um regime totalitário que exerce controle sobre os cidadãos por meio da propaganda, da desinformação e da vigilância permanente. Utilizando uma interpretação equivocada, Elon Musk e membros da extrema-direita têm associado os governos ocidentais e democráticos à opressão delineada pelo autor. Desta forma, argumentam que estariam promovendo a libertação da sociedade.

Atualmente, Musk é o dono de uma das ferramentas mais poderosas da nossa geração. Sua plataforma tem a capacidade de conectar pessoas e gerar um senso de comunidade, mas também pode ser utilizada para cometer atos criminosos graves. Logo após a conclusão da aquisição, houve um aumento da intolerância em sua nova rede social. Em 12 horas após o negócio de 44 bilhões de dólares, foram publicadas, em média, 4,7 mil mensagens de ódio por hora – mais de quatro vezes a taxa registrada nas 12 horas anteriores. O emprego de termos racistas subiu 400%.

Elon Musk demitiu indivíduos que defendiam a mediação dessa violência e retomou 62 mil contas suspensas, incluindo perfis de neonazistas e Donald Trump. Apresentando-se como um “absolutista da liberdade de expressão”, o empresário também desmantelou a equipe responsável por avaliar a incorporação de questões éticas na elaboração de algoritmos e no treinamento da inteligência artificial.

Tão preocupante quanto essas medidas foi a manifestação dos aplausos de Trump: “Eu amo a verdade”. Contudo, sabemos que até essa frase é falsa.

Existe um projeto político autoritário por trás desta ofensiva, que seja denominado crime. Se há um projeto de ganância financeira, que também seja dado o nome adequado: imoral.

A censura contra a Flipei não deve ser subestimada. Trata-se de um ataque à democracia, uma sinalização do caráter autoritário de um movimento político e uma evidência extra da ameaça que a arte representa para o projeto da extrema-direita. Atualmente, com a decisão da prefeitura paulistana, a Flipei deixou de ser apenas um evento literário. Sua realização é, agora, um ato de resistência. Está em jogo a capacidade de preservarmos os espaços civis, a base de qualquer democracia.

Publicado na edição nº 1374 de CartaCapital, em 13 de agosto de 2025.

Este texto aparece na edição impressa de CartaCapital sob o título “Farsantes expostos”.

Fonte por: Carta Capital

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
censuraFlipeiliberdade de expressão
Foto do Lucas Almeida

Autor(a):

Lucas Almeida

Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.

Imagem do post

Política

Eduardo Bolsonaro defende viagem aos EUA mesmo após anúncio de perda de mandato

18/12/2025 21:17 | 1 min de leitura

● Governo Lula cede e aceita CPMI do INSS após prisão de senador; escândalo gera crise política!

18/12/2025 22:09 | 1 min de leitura

● Anderson Silva aposta em Alex Poatan contra Khamzat Chimaev em possível luta no UFC!

18/12/2025 21:25 | 1 min de leitura

● Corinthians e Vasco fazem história na final da Copa do Brasil na Neo Química Arena!

18/12/2025 21:47 | 2 min de leitura

● Mata-Mata da Conference League: Conheça os 24 times que avançaram para a fase decisiva!

18/12/2025 22:11 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!