Desconto na conta de luz vale até 18% para famílias brasileiras! 💡 Uma ótima notícia para o seu bolso a partir de 1º de janeiro de 2026. Saiba como se beneficiar com o novo “Desconto Social” e reduza até 18% na energia. #DescontoSocial #Energia #Brasil
Uma excelente notícia para o bolso dos brasileiros começou a valer em 1º de janeiro de 2026. O “Desconto Social”, um novo sistema de descontos na conta de energia elétrica, promete reduzir o valor das faturas em até 18%. Essa iniciativa visa amparar famílias que antes não se enquadravam em programas de auxílio, ampliando a rede de proteção contra os custos crescentes da energia elétrica. (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O novo benefício é uma extensão das políticas de auxílio energético do Governo Federal. Diferentemente da Tarifa Social, que oferece isenção total para quem consome pouca energia, o Desconto Social atende uma faixa intermediária de consumo e renda.
Essa medida busca oferecer suporte financeiro para famílias que necessitam de ajuda para lidar com os gastos mensais com energia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para garantir o abatimento de 9% a 18%, a família deve atender aos seguintes critérios: Renda: Ter renda mensal entre meio e um salário mínimo por pessoa. Consumo: O consumo mensal deve ser de até 120 kWh.
Além disso, é fundamental que o cadastro esteja atualizado no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais). O CadÚnico é a porta de entrada para diversos programas sociais do governo, e sua atualização garante que a família esteja apta a receber o benefício.
O percentual exato do desconto não é fixo e varia conforme a região do país e a distribuidora de energia (como Enel, CPFL, Equatorial, etc.). No entanto, o desconto pode chegar a 18% para famílias que se encaixam nos critérios estabelecidos.
É importante ressaltar que, se o consumo ultrapassar os 120 kWh, o desconto de 18% será aplicado apenas sobre essa faixa de consumo, e o excedente será cobrado pela tarifa normal da sua região.
A melhor parte para o consumidor é que o desconto é automático. Se você preenche os requisitos e seu cadastro está em dia, o valor reduzido já deve aparecer na sua próxima fatura. Para garantir que o benefício seja aplicado, é importante verificar se o seu cadastro no CadÚnico está atualizado e se seus dados (renda e consumo) estão corretos.
Se, após alguns dias da emissão da fatura, o desconto não aparecer, é fundamental verificar se o seu cadastro no CadÚnico está atualizado. Caso seus dados tenham mudado (mudança de endereço ou renda), procure o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da sua cidade para realizar a atualização.
Em alguns casos, pode ser necessário apresentar o NIS (Número de Identificação Social) nos canais de atendimento da sua conta de luz.
Autor(a):
Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.