Faltaram 284 cavalos à vida devido ao consumo de ração contaminada

Os óbitos passaram a ser contabilizados em maio.

24/07/2025 8:33

1 min de leitura

Faltaram 284 cavalos à vida devido ao consumo de ração contaminada
(Imagem de reprodução da internet).

Pelo menos 284 cavalos faleceram após a ingestão de ração fabricada pela Nutrata Nutrição Animal, contaminada com substância tóxica. O último balanço foi divulgado na quarta-feira, 23, pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que acompanha o caso desde maio, quando surgiram as primeiras informações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As investigações apontam que a contaminação ocorreu devido a falhas no controle da matéria-prima. Após análises laboratoriais, detectaram-se resíduos de plantas do gênero crotalária, que são utilizadas como adubo verde, porém não podem ser ingeridas por cavalos, devido a uma substância tóxica para os animais.

Essas substâncias não são permitidas na formulação de rações e só aparecem quando há uso indevido de matérias-primas proibidas ou contaminação de ingredientes autorizados. Consideradas hepatotóxicas, alteram o DNA celular e causam danos ao fígado, com efeitos que variam conforme a dose, o tempo de exposição e a condição do animal.

Leia também:

Em razão da poluição, a Justiça determinou que a empresa proibiu a fabricação e comercialização de produtos. A decisão teve um desfecho parcial, com autorização da Justiça para a produção de alimentos para outras espécies animais, porém essa liminar foi revogada e a empresa permanece impedida de retomar qualquer atividade produtiva.

O caso foi registrado no Mapa em 26 de maio, após denúncia apresentada pelo canal Fala.BR, em decorrência de mortes de cavalos no estado de São Paulo. Com o início das investigações, surgiram novas denúncias provenientes de diversas regiões do país. Confirmou-se a contaminação em animais de Alagoas, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

São recolhidos os lotes contaminados de ração para cavalos. Outros lotes também estão sendo analisados. Diante dos resultados, a investigação poderá ser expandida.

A CartaCapital contatou a Nutratta e espera por resposta. Este texto poderá ser atualizado.

Com informações da Agência Brasil.

Fonte por: Carta Capital

Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.