Falsa grávida é desmascarada em programa de rádio no PR e acaba presa após pedir doações

Falsa grávida solicita doações em programa de rádio no Paraná, mas é desmascarada e acaba presa. Descubra todos os detalhes!

16/10/2025 14:51

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Mulher é presa por estelionato após mentir sobre gravidez e câncer

Uma mulher foi detida após confessar que mentiu sobre uma gravidez e um câncer para arrecadar doações em um programa de rádio. Identificada como Francyelle Silvestre, ela foi presa em Ribeirão do Pinhal, no norte do Paraná, após denúncias de ouvintes.

Segundo a delegada, na manhã de terça-feira, 14/10, Francyelle se apresentou aos radialistas como moradora de Santa Amélia. Ela afirmou que estava vendendo rifas, com cada número custando R$ 20, para custear tratamentos de saúde. “Os radialistas se sensibilizaram com a história dela, que parecia verídica, e a convidaram para o programa ao vivo”, explicou a delegada ao G1.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Francyelle arrecadou cerca de R$ 3 mil, mas a situação começou a mudar quando servidores de Abatiá acharam a história suspeita. Eles entraram em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão do Pinhal e descobriram que ela não estava em tratamento, como afirmava. A rádio foi informada e rapidamente acionou a polícia.

Leia também:

Durante a abordagem, Silvestre admitiu que não estava grávida nem doente, revelando que inventou a história devido a dívidas. Ela foi levada à Cadeia Pública de Santo Antônio da Platina, onde aguarda a audiência de custódia.

Pronunciamento da rádio

A Rádio Terra Nativa emitiu uma nota lamentando o ocorrido. “A Rádio Terra Nativa se entristece com o que aconteceu durante o programa, quando uma mulher usou uma falsa história para aplicar um golpe, mobilizando a solidariedade dos ouvintes. A emissora também foi vítima da fraude”, diz o comunicado.

O texto ainda informa que a golpista foi localizada e presa com o apoio das autoridades. “A partir de agora, toda campanha de arrecadação será realizada somente após verificação junto a órgãos competentes. Este episódio não apagará o bem já realizado através deste microfone, nem a generosidade do nosso povo”, finaliza a nota.

Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.