Falhas em metal líquido do PS5 podem inutilizar diversos consoles, alerta divulgado
A Alderon Games alega que muitos PS5 adquiridos em 2020 podem apresentar falhas.

Consumidores que adquiriram uma unidade do PlayStation 5 (PS5), principalmente aquelas vendidas durante o lançamento, devem estar atentos a uma falha crítica do console. Apesar das precauções adotadas pela Sony, o líquido refrigerante utilizado para o aparelho pode vazar, devido a uma falha crítica que é capaz de inutilizar completamente a APU.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O diretor da Alderon Games, Matthew Cassels, em uma entrevista ao podcast Broken Silicion, alertou que o problema está se tornando mais frequente. O responsável por Path of Titans explica que a questão é mais comum entre usuários que utilizam seus consoles em posição vertical.
Cassels também afirmou que se tornou mais atento ao problema após uma atualização de seu jogo causar o desligamento de muitos consoles sem motivo aparente. Analisando discussões no Discord e tickets de suporte, sua equipe concluiu que a questão está relacionada a um problema de design no PS5.
Leia também:

A atualização 4.0.1 introduz a nova classe Druida em Diablo Immortal

Ofertas de jogos de PC na Epic Games; descontos de até 80% disponíveis

A Capcom expande sua presença no mercado de PC, observando uma diminuição da participação da PlayStation
Em conversas com a Sony, a Alderon Games identificou que quanto mais complexos são os requisitos de um jogo, maior a probabilidade de ocorrência de vazamentos. A atualização de Path of Titans começou a causar o desligamento de diversos consoles durante o jogo devido a essa relação.
Cassels também explicou que o problema pode não causar uma perda total do metal líquido. Contudo, uma pequena perda do material já é suficiente para tornar algumas áreas da APU do PS5 secas, aumentando sua suscetibilidade ao superaquecimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O desenvolvedor da Alderon Games declarou que se trata de um problema sem solução fácil, pois o console não possui meios de verificar suas temperaturas internas por software. Além disso, reduzir as taxas de quadros ou detalhes de um jogo, embora possam diminuir o calor gerado, também podem prejudicar a experiência do público – especialmente entre aqueles que possuem consoles com o defeito.
A questão não deve impactar todos os consumidores, mas a criadora de Path of Titans afirma que registrou um aumento de 3% em reclamações após o update do jogo. A própria Sony tem conhecimento da falha de design há anos e implementou medidas para impedir que os vazamentos ocorram no PS5 Slim e no modelo Pro.
O criador da Alderon Games acredita que a única forma de a empresa solucionar o problema é implementando um programa de consertos gratuito – algo que ela não sinalizou que fará. Ele também acredita que a situação tende a se agravar nos próximos anos e muitos consumidores que investiram no lançamento do console verão suas unidades inutilizadas.
A Lei de Moore chegou ao fim.
PlayStation 5: resfriamento com líquido e upgrade de SSD, confira nossas impressões!
Fonte por: Adrenaline
Autor(a):
Ana Carolina Braga
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.