Falha na AWS Impacta Diversos Sites e Aplicativos
A AWS (Amazon Web Services) enfrentou uma falha nesta segunda-feira (20.out.2025), que resultou na queda ou na redução do desempenho de vários sites e aplicativos em diferentes países. O problema afetou plataformas conhecidas, como o jogo Fortnite, o aplicativo de mensagens Signal, além das redes sociais Snapchat e Venmo, e a exchange de criptomoedas Coinbase.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, foram registrados relatos de instabilidade em outras plataformas que utilizam a infraestrutura da AWS. Isso inclui jogos como Clash Royale, Clash of Clans e Pokémon Go, além de aplicativos móveis como Life360, My Fitness Pal, Duolingo e Xero. As plataformas da própria Amazon, como Prime Video, Amazon Music e o site Amazon.com, também foram impactadas.
Status da AWS e Causas da Falha
O painel de status da AWS apontou “taxas de erro elevadas e latências” em diversos serviços na região US-East-1, localizada no norte da Virgínia, nos Estados Unidos, onde parte da infraestrutura da empresa está concentrada. Segundo o painel técnico da AWS, o problema teve início por volta das 4h11 (horário de Brasília), quando as taxas de erro e a lentidão nos serviços começaram a aumentar.
LEIA TAMBÉM!
A falha foi originada por uma anomalia no sistema de DNS, que impactou o DynamoDB e teve reflexos em outras plataformas. Às 6h27 (horário de Brasília), a empresa informou que havia “sinais significativos de recuperação”, mas alertou que algumas solicitações poderiam continuar a falhar até que a normalização fosse completa.
Impacto e Reações
A Coinbase, uma das principais plataformas de negociação de criptomoedas, comunicou em uma publicação que “todos os fundos estão seguros”, apesar da interrupção temporária causada pela falha na AWS. As falhas nos serviços da AWS costumam gerar um efeito em cadeia, uma vez que a empresa é uma das maiores fornecedoras globais de infraestrutura digital.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Redes sociais, jogos e operações financeiras dependem dos servidores da AWS para funcionar adequadamente. A AWS, divisão de computação em nuvem da Amazon, foi criada em 2006 e fornece infraestrutura digital sob demanda para empresas e governos, incluindo armazenamento de dados, hospedagem de sites e serviços de inteligência artificial. É uma das líderes do setor, competindo principalmente com a Microsoft Azure e o Google Cloud.