Falece o dublador José Santana, que trabalhou em projetos como os de Chuck Norris e “Os Simpsons”

Com legendas marcantes desde a década de 1970, faleceu aos 83 anos no Rio de Janeiro.

09/09/2025 9:15

1 min de leitura

Falece o dublador José Santana, que trabalhou em projetos como os de Chuck Norris e “Os Simpsons”
(Imagem de reprodução da internet).

O dublador José Santana, responsável pela voz em português do ator Chuck Norris e de personagens de “Os Simpsons”, faleceu aos 83 anos, no último domingo (7), no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela neta do artista, Letícia Gomes, que publicou uma homenagem nas redes sociais. A causa da morte não foi divulgada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Santana iniciou sua carreira como locutor esportivo, de corridas de cavalo e radioator aos 15 anos na Rádio Agulhas Negras, em Resende (RJ). Na década de 1960, atuou nas rádios Relógio, Eldorado e Guanabara, indo para a Rádio Nacional no início dos anos 1970 e participando de programas da extinta TV Tupi no Rio de Janeiro.

A dublagem entrou para sua trajetória em 1972, o que o levou a se tornar diretor na Herbert Richers quatro anos depois – cargo que exerceu na Telecine até o início dos anos 2000. Entre vários projetos, Santana também foi a voz de Brian Cox como Logan Roy, em “Succession” (2019-2023), e de Hector Elizondo no filme “Um Tira da Pesada” (1984). Em “Os Simpsons”, era possível ouvi-lo como o diretor Seymour Skinner e Tony Gordo.

Leia também:

Em memória.

Hoje vivi um dos dias mais difíceis da minha vida. Foram semanas árduas, mas lembro que você sempre me dizia para ser forte, para não desanimar e é assim que sempre quis me ver. Cá estou eu, vindo, tentando, com o coração apertado, mas sereno por saber que você viveu intensamente, aproveitou cada momento e agora repousou. Ali já não era mais somente você.

Fonte por: CNN Brasil

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.