Falece Jorge Hamilton, ícone do samba e pagode
No último domingo (18), foi confirmada a morte do produtor musical Jorge Hamilton, uma figura fundamental para a evolução do samba e do pagode nas décadas de 1980 e 1990. Seu trabalho está intimamente ligado ao surgimento de grupos icônicos como Exaltasamba, Soweto e Art Popular.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A revista Cavaco divulgou a notícia em suas redes sociais, ressaltando a importância de Hamilton na carreira de diversos artistas que se tornaram referências no gênero, como Péricles e Belo.
Homenagens de artistas
A notícia do falecimento gerou uma onda de homenagens de personalidades do meio musical. Péricles, em especial, fez questão de prestar tributo ao amigo, creditando a ele parte significativa de seu sucesso. “Se hoje sou um artista brasileiro com uma trajetória vencedora, devo (e muito) aos ensinamentos e conselhos do meu querido amigo, o ‘Roberto Carlos dos pobres’, como ele mesmo se chamava”, declarou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Adryana Ribeiro, que ganhou destaque no final dos anos 1990 com o grupo “Adryana & A Rapaziada”, também expressou seu pesar: “O samba e o pagode estão de luto. Ele deveria se chamar #SenhorPagode.” Além disso, ela recordou que sua trajetória musical é marcada pela influência de Hamilton. “Hoje me despeço não só de um grande amigo, mas do homem que acreditou em mim no início da minha carreira como cantora.
Jorge Hamilton, nosso querido JH, foi mais que empresário — foi incentivo, direção, força e sonho compartilhado.”
