Falece Ieda Maria Vargas, a primeira Miss Universo brasileira, aos 80 anos em Gramado

Falece Ieda Maria Vargas, a primeira Miss Universo brasileira, aos 80 anos. Sua trajetória de sucesso e legado cultural marcam a história do Brasil.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Falece Ieda Maria Vargas, primeira Miss Universo brasileira

Na última segunda-feira (22), Ieda Maria Vargas, natural do Rio Grande do Sul, faleceu em Gramado, aos 80 anos. Nascida em Porto Alegre em 31 de dezembro de 1944, ela foi a primeira brasileira a conquistar o título de Miss Universo, estando internada na UTI do Hospital Arcanjo São Miguel.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A confirmação da morte foi feita pela filha, Fernanda Vargas.

A trajetória de Ieda em direção ao estrelato internacional começou cedo, em 1962, quando, aos 17 anos, foi eleita Rainha das Piscinas do Rio Grande do Sul. Ela continuou sua carreira nas passarelas, conquistando os títulos de Miss Porto Alegre, Miss Rio Grande do Sul e Miss Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O auge de sua carreira ocorreu em 1963, quando venceu o Miss Universo em Miami Beach, nos Estados Unidos.

Ieda se despediu dos concursos em agosto de 1964, ao passar a coroa para a sucessora grega Corinna Tsopei. Após esse período, optou por uma vida discreta, longe dos holofotes, após sua estadia na Flórida. Em 1968, casou-se com José Carlos Athanázio e teve dois filhos.

LEIA TAMBÉM!

Ao retornar a Porto Alegre, decidiu não seguir na carreira artística, limitando suas aparições públicas a eventos como convidada de honra.

Em 1999, a contribuição de Ieda Maria Vargas para a cultura brasileira foi reconhecida em uma votação popular da RBS, que a elegeu como uma das “20 Gaúchos que Marcaram o Século XX”. Nesse seleto grupo, ela figurou ao lado de ícones como Getúlio Vargas, Elis Regina e Mário Quintana, solidificando seu legado como um símbolo da beleza e do orgulho gaúcho no cenário internacional.

Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.

Sair da versão mobile