Projeto “Fala Tu Lab” Seleciona Curtas Documentais
O projeto “Fala Tu Lab” irá selecionar quatro curtas documentais, cada um recebendo R$18 mil para produção. Além disso, os selecionados participarão de um programa formativo e mentorias com duração de seis meses.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As inscrições para o programa, promovido pela Matizar Filmes em parceria com a Baluarte, são gratuitas e podem ser feitas pelo site do projeto até 9 de novembro.
Espaço de Experimentação e Aprendizado
O laboratório busca ser um ambiente de experimentação e aprendizado, promovendo trocas e escutas cinematográficas diversas e criativas. É voltado para estudantes cotistas de universidades públicas e bolsistas de universidades privadas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
LEIA TAMBÉM!
O programa valoriza narrativas autorais e não convencionais, incluindo filmes experimentais, interativos, performativos e poéticos. Matheus Gomes, um dos selecionados da primeira edição, destaca a importância do cinema para contar histórias e transformar limitações em arte.
Formação e Mentorias
Nesta edição, 12 projetos serão pré-selecionados e apresentados a uma banca especializada, que escolherá os quatro finalistas no dia 1 de dezembro. O programa de formação terá coordenação pedagógica da pesquisadora Lia Bahia e mentoria dos cineastas Allan Ribeiro e Milena Manfredini.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os encontros formativos contarão com a participação de profissionais como Mariana Baltar, Negro Léo, Bernardo Oliveira, Juliano Gomes, Bruno Ribeiro, Rayanne Layssa, Heraldo HB e o diretor Marcelo Gomes, da Paradiso Multiplica.
Paula Sued, sócia e diretora da Baluarte, ressalta que o Fala Tu Lab busca abrir caminhos para que mais jovens possam contar suas histórias e escolher como fazê-lo, ampliando vozes no audiovisual brasileiro.