Os ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviaram ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o convite para assumir o cargo na Corte, previsto para 29 de setembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O encontro ocorreu no Palácio do Planalto. Os ministros também ofereceram um convite ao vice-presidente, Geraldo Alckmin.
Em dezembro passado, Fachin e Moraes foram escolhidos pelo Supremo Tribunal Federal para assumirem os cargos de presidente e vice-presidente, respetivamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O plenário do Supremo realizou a votação de maneira simbólica. Fachin ocupa a posição de vice-presidente, e, de acordo com o regimento interno, o tribunal deve ser liderado pelo ministro mais antigo que ainda não exerceu a função de presidente.
O próximo presidente assumirá o cargo após a saída de Luís Roberto Barroso, que concluirá o período de dois anos.
LEIA TAMBÉM!
Perfil
Em junho de 2015, a ex-presidente Dilma Rousseff indicou Edson Fachin para o Supremo Tribunal Federal. O ministro nasceu em Rondinha (RS), porém desenvolveu sua trajetória jurídica no Paraná, tendo se formado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
No STF, atuou como relator das investigações da Operação Lava Jato, do processo sobre o marco temporal para demarcações de terras indígenas e do caso conhecido como ADPF das Favelas, onde foram implementadas diversas medidas para reduzir a letalidade policial em operações contra o tráfico de drogas no Rio de Janeiro.
O relator das ações penais da trama golpista, Alexandre de Moraes, possui formação pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). O ministro foi empossado em março de 2017. Ele foi indicado pelo ex-presidente Michel Temer para substituir o ministro Teori Zavascki, que faleceu em um acidente aéreo na mesma data.
Antes de atuar no Supremo Tribunal Federal, Moraes exerceu vários cargos no governo de São Paulo, como secretário de Segurança Pública e de Transportes. Também atuou como ministro da Justiça no governo Temer.
Fonte por: Carta Capital
