Fabricantes de semicondutores chineses intensificam atividades

A China iniciou investigações sobre o setor de semicondutores dos Estados Unidos.

15/09/2025 13:04

1 min de leitura

Fabricantes de semicondutores chineses intensificam atividades
(Imagem de reprodução da internet).

O aumento das ações de fabricantes de chips analógicos chineses impulsionou as bolsas do país após a abertura de investigações do governo de Pequim contra o setor de semicondutores nos Estados Unidos, gerando a expectativa de que as empresas locais expandam sua fatia de mercado.

A SG Micro, desenvolvedora de chips analógicos sediada em Pequim, ultrapassou o limite diário de 20% em Shenzhen nesta segunda-feira, 15.

A 3Peak, outro produtor chinês, encerrou a sessão em Xangai com valorização de 9,68%.

Leia também:

A OmniVision Integrated Circuits Group avançou 1,88% e a Suzhou Novosense Microelectronics subiu 10,79%.

Apesar dos expressivos lucros das empresas produtoras de chips analógicos, o setor de semicondutores encerrou a segunda-feira com resultados mistos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A SMIC, principal fabricante de semicondutores da China, registrou alta de 0,40% em Hong Kong, ao passo que a Cambricon Technologies, desenvolvedora de chips de inteligência artificial, caiu 3,23 em Xangai.

A China anunciou no sábado (13) que iniciou duas investigações contra o setor de semicondutores dos Estados Unidos: uma relacionada a chips analógicos americanos, sob a alegação de dumping, e outra sobre discriminação generalizada contra a indústria chinesa.

De acordo com avaliações do Citi, as investigações indicam que os fabricantes chineses de chips analógicos se beneficiam. A fatia de mercado local nesse segmento permanece limitada, situando-se entre 10% e 15% da receita global das empresas chinesas.

Devido aos esforços de Pequim para aumentar a produção interna, espera-se que fornecedores nacionais aumentem sua participação de mercado nos próximos anos.

O Citi incluiu a OmniVision e a SG em uma lista de “monitoramento de catalisadores” de 90 dias, apontando que a China pode aplicar tarifas sobre circuitos integrados analógicos dos EUA ou impor restrições ao uso de chips americanos.

Descubra os motivos de Trump que acusam a diretora do Fed de “fraude hipotecária”.

Com informações da Dow Jones Newswires

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.