Exposição “Você Já Escutou a Terra?” no Museu do Estado do Pará traz reflexão biocêntrica até 2026

A exposição “Você Já Escutou a Terra?”, no Museu do Estado do Pará, convida a uma reflexão biocêntrica sobre a vida até 1º de fevereiro de 2026. Visite!

31/10/2025 8:15

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Exposição “Você Já Escutou a Terra?” no Museu do Estado do Pará

O Museu da Pessoa apresenta a exposição “Você Já Escutou a Terra?” no Museu do Estado do Pará (Palácio Lauro Sodré), em Belém. A visitação é gratuita e vai até 1º de fevereiro de 2026.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com curadoria do líder indígena e filósofo Ailton Krenak, juntamente com a antropóloga Karen Worcman, a mostra propõe uma escuta biocêntrica, valorizando todas as formas de vida. Através de experiências sensoriais e narrativas, o público é convidado a refletir sobre o planeta.

Programação e Reflexões

A exposição faz parte da programação “Vidas, Vozes e Saberes em um Mundo em Chamas”, promovida pelo Museu da Pessoa em 2025. O projeto conta com a expografia de Marcelo Larrea, textos curatoriais de Rita Carelli e uma trilha imersiva de Benjamin Taubkin, visando estimular uma reflexão coletiva sobre a relação dos seres humanos com a Terra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ailton Krenak destaca: “Se a gente conseguisse abrir o pensamento para um movimento biocêntrico, entenderíamos porque os povos originários são tão ligados aos seus lugares de origem. É uma atitude comum, coletiva.”

Estrutura da Exposição

A mostra é organizada em quatro módulos interligados, proporcionando um percurso de escuta e reconexão. A visita inicia na “Cabine Manto”, onde os visitantes gravam suas histórias em resposta à pergunta “Você Já Escutou a Terra?”.

Leia também:

O público então atravessa “O Manto”, um ambiente imersivo coberto por uma grande peça coletiva feita de resíduos e tecidos de várias regiões do Brasil, simulando a crosta terrestre com luzes, sons da natureza e vozes humanas.

O percurso continua em “Rios de Memória”, que apresenta histórias de vida coletadas nos seis biomas brasileiros entre 2024 e 2025. A experiência se encerra em “Fala, Museu da Pessoa”, que revela os bastidores do projeto e depoimentos de comunidades participantes.

Além da experiência presencial em Belém, a exposição também estará disponível em formato digital, reunindo mais de 50 histórias de vida dos seis biomas, bastidores da expedição, reflexões de Krenak e materiais educativos gratuitos para professores.

Autor(a):

Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.