As exportações de carne de frango do Brasil alcançam recorde histórico em 2025, com 5,324 milhões de toneladas, superando desafios da gripe aviária!
As exportações brasileiras de carne de frango atingiram 5,324 milhões de toneladas em 2025, representando um aumento de 0,6% em comparação ao total de 2024. Esse resultado marca um novo recorde para o setor, mesmo em um ano que registrou o primeiro caso de gripe aviária em granjas comerciais no país, conforme informou a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) nesta terça-feira (6).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O crescimento foi impulsionado pelos embarques de dezembro, que somaram 510,8 mil toneladas, um avanço de 13,9% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Ricardo Santin, presidente da ABPA, destacou a resiliência do setor diante de um dos maiores desafios da avicultura nacional, com a superação de um foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade em aves comerciais.
Apesar de os resultados estarem ligeiramente abaixo das expectativas antes do surto no Rio Grande do Sul em maio, o Brasil conseguiu controlar a doença sem novos surtos em granjas comerciais. Isso possibilitou a retomada de mercados que haviam imposto embargos sanitários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A receita total das exportações em 2025 foi de US$ 9,790 bilhões, uma queda de 1,4% em relação a 2024. Os Emirados Árabes Unidos foram o principal destino, importando 479,9 mil toneladas, um aumento de 5,5% em relação ao ano anterior. O Japão ficou em segundo lugar, com 402,9 mil toneladas, seguido pela Arábia Saudita, África do Sul e Filipinas.
A China, que impôs um embargo à carne de frango brasileira durante grande parte do ano devido ao surto de gripe aviária, perdeu sua posição de liderança entre os principais destinos. No entanto, o embargo já foi removido. Santin observou que a recuperação dos embarques após os impactos da Influenza Aviária é um sinal positivo para as exportações.
Os embarques para a União Europeia, por exemplo, aumentaram 52% em dezembro, enquanto a China já importou 21,2 mil toneladas em um curto período. Esses indicadores sugerem uma manutenção do cenário otimista para o ano de 2026.
Autor(a):
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.