Exportações brasileiras avançam 4,8% em julho
No período, foram exportados 198 bilhões de reais em produtos.

As exportações brasileiras ascenderam 4,8% em julho, em valores, em relação a julho de 2024. No acumulado do ano, foram exportados 198 bilhões de reais em produtos nacionais. Conforme o governo federal, o aumento foi notável devido às negociações com Estados Unidos, México, Argentina, União Europeia e Japão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em relação aos volumes, o aumento das exportações foi ainda mais expressivo, atingindo 7,2%, quando comparado com julho do ano anterior, com base nos dados da balança comercial divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Em maio passado, o Brasil exportou 32,31 bilhões de dólares. No acumulado do ano, até julho, as exportações brasileiras somam 198 bilhões de dólares, o que representa um crescimento de 0,1% em valor e de 2% em volume, em comparação com o mesmo período de 2024. No ano, o volume do comércio totaliza 359 bilhões de dólares, com um superávit de 37 bilhões.
Leia também:

Câmara vota projeto de lei que estabelece gratificações para empregados da autarquia

Lula e Modi coordenam reação unida ao aumento de preços e intensificam laços de cooperação entre os países

Presidente retorna ao comando da sessão e o Senado vota favoravelmente a isenção do Imposto de Renda para trabalhadores com renda limitada a dois salários mínimos
O aumento nas exportações contemplou diversos destinos. Em termos percentuais, o que apresentou maior crescimento de volume, em comparação de julho de 2025 com julho de 2024, foi a Argentina (42,4%).
As exportações do México registraram um crescimento de 17,2%, enquanto as exportações para a União Europeia aumentaram 7,4%, na mesma base de comparação, em volume. Para o Japão, o aumento foi de 7,3%, e para os Estados Unidos, ficou em 5%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Produtos
Carne bovina, óleos brutos de petróleo, minérios de cobre e café não torrado apresentam os maiores incrementos, na comparação mensal.
O Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) detalhou que a Indústria de Transformação apresentou o maior crescimento em valor (7,4%), seguido pela Indústria Extrativa (3,6%) e pela Agropecuária (0,3%).
Importâncias
Além da comparação mensal, as importações brasileiras cresceram 8,4% em valor. Assim, julho encerrou com 25,2 bilhões de dólares, com destaque para bens de capital (13,4%), bens intermediários (10,8%) e bens de consumo (5,1%).
A secretaria divulgou que, até julho, houve um crescimento de 8,3% nos valores e 9,7% no volume das importações, totalizando 161 bilhões de dólares.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)