Explosão registrada em centro eleitoral de candidato de esquerda na Bolívia

A polícia isolou o local, após o ocorrido não ter causado vítimas, mas sem lesões.

17/08/2025 14:24

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Uma explosão ocorreu no domingo (17) em Cochabamba, no local de votação onde o presidente do Senado e candidato à presidência da Bolívia, Andrônico Rodríguez, compareceu para votar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A explosão ocorreu na área traseira do colégio. O incidente não causou prejuízos materiais ou ferimentos, e a votação segue em andamento, normalmente, no local do centro eleitoral, situado no município de Entre Rios, conforme informado pelo promotor do Ministério Público de Cochabamba, Juan Carlos Campero.

“Lamentavelmente, são formas de atentado, de amedrontamento nessa jornada eleitoral”, declarou a vice-ministra da Segurança da Bolívia, Carola Arraya, sobre o incidente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A polícia boliviana atua no local, não apenas coletando informações, mas também para a proteção de todo o material eleitoral e para garantir que a votação continue conforme o previsto.

Rodríguez, outrora aliado do ex-presidente Evo Morales, eleito pelo MAS (Movimento ao Socialismo), é um dos responsáveis pela fragmentação da esquerda no processo eleitoral que determinará o próximo chefe de Estado e parlamentares bolivianos.

Leia também:

O candidato da coalizão Aliança Popular, Rodríguez, que também é líder cocaleiro, concorreu sem acordo com Morales. Neste pleito, ele disputa contra o candidato do MAS, Eduardo del Castillo, ex-ministro do atual presidente boliviano, Luis Arce, ex-evista que, por sua vez, se tornou rival de Morales.

O ex-presidente boliviano, por sua vez, foi impedido pelo Judiciário de buscar uma nova eleição e solicita que a população anule o voto de domingo.

Segundo a pesquisa de intenção de votos da Atlas Intel, Andrônico ocupa a terceira posição com 11,4% das preferências dos eleitores, ficando atrás do ex-presidente Jorge “Tuto” Quiroga e Samuel Doria Medina, que apresentam 22,3% e 18%, respectivamente.

Andradona figura, nesta pesquisa, com menor intenção de votos em comparação com a quantidade de eleitores que declaram preferir votos nulos ou brancos, atingindo 14,6%.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.