Uma explosão no porto de Bandar Abbas, Irã, gera alarme em meio a protestos e tensões. Autoridades investigam o incidente, enquanto rumores são desmentidos.
Uma explosão ocorreu no porto de Bandar Abbas, localizado no sul do Irã, neste sábado (31), conforme reportado pela mídia iraniana, que não revelou a causa do incidente. A agência de notícias semioficial Tasnim desmentiu informações nas redes sociais que afirmavam que um comandante da Marinha da Guarda Revolucionária teria sido alvo da explosão, classificando-as como “completamente falsas”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A investigação sobre a explosão está em andamento, mas detalhes adicionais não foram fornecidos. As autoridades iranianas não estavam disponíveis para comentar a situação no momento. O porto de Bandar Abbas é uma importante via navegável no Estreito de Ormuz, que conecta o Irã a Omã e é responsável por cerca de um quinto do petróleo transportado por mar globalmente.
Esse incidente ocorre em um contexto de agitação no país, que enfrenta protestos desde dezembro devido a dificuldades econômicas, representando um dos maiores desafios para o governo clerical. De acordo com uma autoridade iraniana, os protestos resultaram em pelo menos 500 mortes, incluindo membros das forças de segurança.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Recentemente, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que uma “armada” estava a caminho do Irã. Fontes indicaram que Trump estava considerando várias opções contra o país, incluindo ataques direcionados. Em resposta, o presidente iraniano Masoud Pezeshkian acusou líderes dos EUA, Israel e Europa de explorarem os problemas econômicos do Irã e de incitarem a agitação social.
Autor(a):
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.