Logo Clique Fatos
Logo Clique Fatos
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Internacional
  • Brasil
  • Economia
  • Famosos
  • Futebol
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Do Micro Ao Macro
  3. Experiência do cliente demonstra ser mais importante que preço na fidelização

Experiência do cliente demonstra ser mais importante que preço na fidelização

Estudo aponta que 80% dos brasileiros preferem marcas que proporcionam experiências e envolvimento constante.

Por: Bianca Lemos

12/09/2025 10:03

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A data de 15 de setembro, Dia do Cliente, evidencia um aumento na importância da experiência do consumidor no mercado brasileiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o estudo Panorama da Fidelização no Brasil, 85,2% dos brasileiros apreciam programas de fidelidade. Adicionalmente, 83,2% declaram que estes programas enriquecem a experiência de compra. O relacionamento se estende além do aspecto financeiro, abrangendo o reconhecimento, o atendimento individualizado e a construção de vínculos emocionais.

Para Heloisa Santana, presidente executiva da AMPRO – Associação de Marketing Promocional, cada interação deve gerar valor. “Não basta impactar, é preciso gerar valor. Cada interação deve reforçar a conexão do cliente com a marca”, declarou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ela complementa que datas como o Dia do Cliente expandem as chances de construir relacionamentos. Oferece a oportunidade de desenvolver vivências marcantes, que despertam os sentidos, aproximam o consumidor e reforçam a fidelidade.

Marketing ao vivo em evidência.

O live marketing valida essa tendência. De acordo com a ABEOC, em colaboração com o Sebrae, o setor alcança mais de R$ 1 trilhão anualmente. Eventos, ações e experiências fortalecem o sentimento de pertencimento, e mais de 80% dos participantes relatam maior propensão a consumir das marcas que proporcionam vivências relevantes.

Leia também:

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Cross Sell: Aprenda a aumentar o ticket da sua empresa com dicas práticas

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Cartacapital e Sebrae lançam produção ‘do micro ao macro’

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Itau, IFC e FGV Revelam: Capacitação Impulsiona Negócios de Mulheres

Dados de pesquisas acadêmicas

Pesquisas da FGV (Fidelidade 5.0: Conexão Emocional é a Chave para o Sucesso – 2025) e da UFMS (Marketing de Relacionamento e Fidelização de Clientes: uma revisão sistemática da literatura – 2022) indicam que a exclusividade e o pertencimento exercem um impacto maior na retenção de clientes em comparação com o preço ou a qualidade técnica.

Resultados financeiros

O retorno financeiro do engajamento também é demonstrado. De acordo com a McKinsey, um crescimento de 10% na interação com o cliente pode aumentar a receita em até 17%. Já a Harvard Business Review indica que manter clientes representa um custo até 25 vezes menor do que adquirir novos.

Heloisa descreve a transformação no comportamento do consumidor. “O consumidor atual não deseja apenas adquirir produtos, mas sim experimentar, vivenciar e se identificar.”

Fonte por: Carta Capital

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
engajamento do clienteexperiência do clientefidelizaçãomarketing de relacionamentovalorização do cliente
Foto do Bianca Lemos

Autor(a):

Bianca Lemos

Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.

Imagem do post

Filmes

Homem-Aranha 4: Rei do Crime e Hulk em Nova York – Rumores e Refilmagens!

19/12/2025 8:51 | 1 min de leitura

● Marina Ruy Barbosa e Gisele Bündchen brilham em jantar de Natal luxuoso!

19/12/2025 8:56 | 1 min de leitura

● Backer: Tragédia na Cerveja e o Trauma que Marcou 2025

19/12/2025 8:56 | 4 min de leitura

● Muschietti Revela: "It" Pode Ter 2ª Temporada, Mas Com Grandes Surpresas!

19/12/2025 11:27 | 1 min de leitura

● Túlio e Estela se beijam após crise! Revelação chocante em "Êta Mundo Melhor!"

19/12/2025 9:44 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!