Expectativas do Mercado para Taxa de Juros do Federal Reserve em Meio a Pressões de Trump

Expectativas para a taxa de juros do Federal Reserve estão altas! O Fed deve manter a taxa entre 3,50% e 3,75%, mas Trump pode mudar tudo

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Expectativas para a Taxa de Juros do Federal Reserve

O Federal Reserve deve manter as taxas de juros dos Estados Unidos inalteradas, conforme as previsões do mercado. A reunião de dois dias do Fed será finalizada na quarta-feira (28), com a expectativa de que a taxa de juros de referência permaneça na faixa de 3,50% a 3,75%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, a reunião, que ocorre entre terça (27) e quarta (28), pode ser ofuscada por uma declaração do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre o presidente do banco central, Jerome Powell. Trump está em um esforço para demitir Lisa Cook do cargo de diretora do Fed e também se prepara para nomear um sucessor para Powell em maio.

Debate sobre Política Monetária

Com tantos acontecimentos em andamento, o debate sobre política monetária parece quase secundário. Apesar disso, analistas acreditam que as proteções institucionais do banco central devem se manter. Até o momento, as expectativas de inflação e os rendimentos dos títulos de longo prazo dos EUA não indicam preocupações generalizadas sobre o futuro do Fed.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tim Duy, economista-chefe para os EUA da SGH Macro Advisors, afirmou que as ações do próximo presidente do Fed não podem ser vistas de forma isolada do ambiente econômico. O sucessor de Powell precisará justificar qualquer corte nas taxas, independentemente da pressão de Trump.

Possíveis Sucessores de Powell

Entre os nomes cotados para suceder Powell estão o assessor econômico da Casa Branca, Kevin Hassett, o diretor do Fed, Christopher Waller, e o ex-diretor do Fed, Kevin Warsh. Trump tem criticado o Fed e Powell por não terem realizado os cortes nas taxas que considera essenciais para estimular a economia.

LEIA TAMBÉM!

Autor(a):

Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.

Sair da versão mobile