Logo Clique Fatos
Logo Clique Fatos
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Internacional
  • Brasil
  • Economia
  • Famosos
  • Futebol
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Brasil
  3. Expansão do umbandismo e do candomblé demonstra resistência à discriminação

Expansão do umbandismo e do candomblé demonstra resistência à discriminação

O número de fiéis em religiões afro-brasileiras, como umbanda e candomblé, no Brasil, aumentou significativamente e ultrapassou o triplo em uma década. A informação é resultado do Censo Demográfico de 2022, conduzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresentado no Rio de Janeiro nesta sexta-feira (6). […]

Por: Sofia Martins

07/06/2025 14:27

4 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O número de fiéis em religiões afro-brasileiras, como umbanda e candomblé, no Brasil, aumentou significativamente e ultrapassou o triplo em uma década. A informação é do Censo Demográfico de 2022, conduzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresentado no Rio de Janeiro nesta sexta-feira (6).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As estatísticas indicam que, embora o país ainda apresente a maior parte de sua população religiosa católica, representando 56,7% dos religiosos no Brasil, os seguidores da umbanda e do candomblé expandiram-se de 3% para 1% da população, totalizando 184,9 milhões de pessoas.

Para os especialistas, o aumento reflete ações de valorização da identidade afro-brasileira, que trouxeram visibilidade positiva para essas religiões e auxiliaram no enfrentamento de estigmas, preconceito e racismo religioso, que envolve a desvalorização de elementos da identidade e da cultura negra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os religiosos de matriz africana nas pesquisas anteriores se declaravam católicos, devido à relação dos adeptos afro com o catolicismo; e outro grupo, geralmente os umbandistas, se identificava como espíritas, dois segmentos com declínio nesta última contagem, ressaltou o Babalá Ivanir dos Santos, que também é professor doutor do Programa de História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ainda assim, ele aponta para vínculos próximos entre as manifestações da cultura afro e o catolicismo, indicando que existem mais pessoas com identificação religiosa, embora ainda se considerem católicas.

Leia também:

Imagem do post relacionado, leia tambem!

PRF se junta à Ameripol e fortalece combate ao crime organizado nas Américas

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Crescimento de 8,8% nos Casamentos Civis entre Cônjuges do Mesmo Sexo em 2024, revela IBGE

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Queda de 5,8% nos Nascimentos no Brasil entre 2023 e 2024, revela IBGE

Existe uma coindivisa, possuímos rituais da igreja [católica] que poderíamos denominar afro, como as congadas e cavalgadas. Assim, o país apresenta um grande contingente de afro-católicos, como eu os chamo, por estarem ligados à espiritualidade negra.

Entre 2010 e 2022, observou-se um crescimento proporcional entre seguidores da umbanda e do candomblé em todas as idades, com um aumento de 21,9% a 25,9% na faixa etária de 10 a 24 anos, e de 35% a 40% na faixa intermediária de 30 a 49 anos. Esse aumento foi visto como resultado de um trabalho de anos por Ivanir.

Com o tempo, a luta contra a intolerância, com maior visibilidade para nossas tradições, apesar da perseguição, jovens têm crescido, eles não só se identificam como afro, como saem na rua para manifestações. Esse é um resultado positivo da realização de festivais e caminhadas contra a intolerância religiosa, frisou o professor, que também é Interlocutor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, uma organização ecumênica da sociedade civil.

Essa é a mesma opinião da professora Christina Vital, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal Fluminense. Para ela, o resultado do Censo de 2022 reflete campanhas iniciadas há 20 anos.

As religiões afro-brasileiras representavam 0,3% da população nos anos 2000. Dez anos depois, em 2010, a porcentagem não sofreu variação. as iniciativas que iniciaram no início do século XXI não tiveram impacto no Censo de 2010, mas sim neste Censo.

A professora Cristina ressalta o contingente de indivíduos negros e pardos, conforme a classificação do IBGE, além das diferenças entre católicos e evangélicos, notando que a população parda representa a maioria (49,1%) entre os pentecostais. Em relação aos umbandistas e candomblecistas, indivíduos brancos (42,7%) e pardos (26,3%) constituem a maioria dos fiéis.

Em relação ao total de pessoas negras na população, 2,3% são de religiões afro, reforçando a identidade racial, na avaliação de Vital.

Existe uma consciência racial considerável nesse grupo. Os números demonstram isso e essa informação é relevante porque evidencia a importância das campanhas de autodeclaração, ressaltou.

Agência Brasil

Fonte por: Tribuna do Norte

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Censo DemográficoIBGEidentidade racialintolerância religiosareligiões afro-brasileirasumbandismo
Foto do Sofia Martins

Autor(a):

Sofia Martins

Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.

Imagem do post

Notícias

Jovem Trans Brasileira Encontra Morte na Romênia: Tragédia e Preocupações LGBTQ+

18/12/2025 12:08 | 2 min de leitura

● INSS Revela Calendário de Pagamentos 2026: Datas e Benefícios Acima de R$ 1.518!

18/12/2025 12:12 | 2 min de leitura

● Argentina e Espanha se enfrentam na Finalíssima de 2026: um duelo imperdível no Catar!

18/12/2025 11:23 | 1 min de leitura

● Fluminense: Saída de Silva e Manoel abalam defesa e futuro do time em 2025/2026!

18/12/2025 11:23 | 1 min de leitura

● Copom muda com Lula na presidência e Selic em alta: quem são os novos diretores?

18/12/2025 11:26 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!