Exército dos EUA Realiza Ataque a Barco de Tráfico de Drogas no Pacífico
Na segunda-feira, 9 de fevereiro, o exército dos Estados Unidos executou um ataque contra um suposto barco de tráfico de drogas no Pacífico, resultando na morte de duas pessoas e deixando um sobrevivente. A informação foi divulgada pelo SOUTHCOM (Comando Sul dos EUA).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o comunicado do SOUTHCOM, sob a liderança do general Francis L. Donovan, a Força-Tarefa Conjunta Southern Spear realizou um ataque letal contra uma embarcação operada por Organizações Terroristas Designadas. A Guarda Costeira dos EUA foi acionada para realizar uma missão de busca e resgate para o sobrevivente.
Campanha Contra o Tráfico de Drogas
Desde o início da campanha, pelo menos 121 pessoas foram mortas em ataques a barcos suspeitos de tráfico de drogas. A administração Trump afirma que o objetivo é reduzir o tráfico de narcóticos. Os mortos foram classificados como “combatentes ilegais”, e a administração defende a realização de ataques letais sem revisão judicial, com base em uma descoberta confidencial do Departamento de Justiça dos EUA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ataque de segunda-feira é o terceiro conhecido publicamente neste ano e o segundo a deixar um sobrevivente. Em janeiro, um ataque similar resultou na morte de duas pessoas e também deixou um sobrevivente. Contudo, a administração apresentou poucas evidências sobre a ligação das vítimas com cartéis de drogas ou se as embarcações estavam realmente transportando narcóticos.
Legalidade dos Ataques em Questão
A legalidade das operações tem sido amplamente debatida no Congresso desde seu início em setembro. Há um foco especial no primeiro ataque, que resultou na morte de dois membros da tripulação que inicialmente haviam sobrevivido. Vários advogados militares, tanto atuais quanto ex-militares, expressaram preocupações à CNN sobre a legalidade dos ataques realizados.
