O governo da Suíça convocará uma reunião de emergência nesta quinta-feira (7) após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impor uma tarifa de importação prejudicial sobre os produtos suíços que pode causar sérios prejuízos à sua economia de exportação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A taxa de importação de 39%, uma das mais elevadas implementadas sob a redefinição do comércio global de Trump, entrou em vigor às 00h, horário de Washington, após um esforço de 11 horas das autoridades suíras não produzir um acordo mais favorável.
O governo suíço anunciou que uma reunião extraordinária do Conselho Federal será realizada em Berna, no início da tarde.
LEIA TAMBÉM!
Setores automotivo demonstra cautela com projeções de vendas para o Brasil em 2025, considerando cenário de taxas de juros e impostos
O Brasil enfrenta o problema do reajuste tarifário devido à ausência de estratégia e de um objetivo claro, afirma Alberto Pfeifer
Imposto de Trump: Alíquotas recíprocas globais de até 41% são implementadas
A presidente da Suíça, Karin Keller-Sutter, partiu de Washington na quarta-feira (6) sem um acordo, após uma viagem rapidamente organizada.
Apesar de ter afirmado que teve uma reunião muito positiva com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, Keller-Sutter não se reuniu com Trump nem com qualquer um de seus principais representantes comerciais, segundo duas fontes da Reuters.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A proposta de uma taxa de 10% foi negada pelas autoridades americanas, informou uma das fontes.
As negociações comerciais entre a Suíça e os Estados Unidos seguem em curso, afirmou a Reuters, citando outra fonte suíça com conhecimento das discussões.
As seguradoras estimam prejuízos de 84 bilhões de dólares para 2025 devido a eventos climáticos.
Fonte por: CNN Brasil