Executivo se reúne com Petrobras para analisar os efeitos da taxa de 50%
Diversas entidades e empresas relacionadas aos setores de petróleo, gás natural e biocombustíveis também estiveram presentes no evento.

O Ministério de Minas e Energia (MME) realizou na última quinta-feira (10) uma reunião com organizações e empresas dos setores de petróleo, gás natural e biocombustíveis para analisar os potenciais efeitos da taxa de 50% divulgada pelos Estados Unidos sobre os produtos brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A reunião buscou analisar os impactos, mediante a avaliação dos segmentos, das políticas econômicas na cadeia de produção do Brasil.
O objetivo é que o Brasil se prepare para responder, de maneira técnica e coordenada, a eventuais mudanças no comércio internacional que afetem cadeias estratégicas, incluindo petróleo, gás e biocombustíveis.
Leia também:

EUA: Governo suspende detenções de imigrantes sem justificativa “razoável”

Real Madrid formaliza a chegada de lateral por valor superior a 300 milhões de reais

Debate sobre aumento de tarifas segue rota que não beneficia o Brasil, afirma Roriz Coelho
Representantes das seguintes entidades e empresas participaram da reunião.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A partir de 1º de agosto, a nova taxa sobre os produtos nacionais se torna efetiva.
O presidente norte-americano Donald Trump escreveu uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmando que a relação comercial entre os países é “muito injusta”, devido a desequilíbrios causados por “políticas tarifárias e não-tarifárias e pelas barreiras comerciais do Brasil”.
Trump afirmou que a alíquota de 50% “é muito menor do que o necessário para termos condições de concorrência equitativas que devemos ter com o seu país”.
Os Estados Unidos apresentam um superávit persistente com o Brasil. Em 2024, as exportações brasileiras para os EUA atingiram mais de 40 bilhões de dólares, um aumento de 9,2% em comparação com 2023. Contudo, o resultado comercial permaneceu favorável aos americanos, com um saldo superior a 250 bilhões de dólares.
Brasil exporta petróleo, café e aeronaves para os Estados Unidos.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Lara Campos
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.