Funcionário poderá trabalhar aos domingos e feriados somente se houver acordo coletivo. Leia no Poder360.
O governo federal prorrogou, pela quarta vez, a data de entrada em vigor da portaria nº 3.665, relativa ao trabalho aos domingos e feriados, de 1º de julho para 1º de março de 2026. O adiamento foi divulgado na edição desta quarta-feira (18.jun.2025) do DOU (Diário Oficial da União). O documento (integração – PDF – 44 kB) é assinado pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A portaria foi publicada em novembro de 2023. Determinar a autorização para o trabalho aos domingos e feriados passa a ser responsabilidade dos sindicatos, conforme estabelece a referida portaria, sendo que atualmente essa decisão é definida pelo empregador.
Marinho já havia anunciado, na terça-feira (17.jun), o adiamento da implementação das regras. Existe forte pressão de empresários, entidades patronais e políticos da oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O ministro reuniu-se com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), para discutir o assunto. Indicou que, sem um “acordo definitivo”, o adiamento seria a opção.
A indústria manifesta preocupação com a portaria, alegando que ela pode enfraquecer a competitividade, reduzir o consumo em datas festivas, restringir a geração de empregos e elevar os custos operacionais. Além disso, pode gerar incertezas jurídicas, sobretudo em regiões do Brasil sem representação sindical.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Leonardo Severini, presidente da Abad (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores) e da Unecs (União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços), manifestou críticas em relação à exigência de autorização sindical.
“O que se pede agora é um excesso de autorizações, um excesso burocrático”, declarou Severini ao Poder360 em abril.
.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.