Executivo pretende restringir recursos destinados à fatura de energia
O ministro de Minas e Energia afirmou em audiência na Câmara que a medida provisória deve tramitar sem a inclusão de jabutis no Congresso.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), declarou na quarta-feira (9.jul.2025) que o governo federal apresentará ao Congresso uma medida provisória com o objetivo de restringir o aumento do valor da CDE (Conta de Desenvolvimento Energético) no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O governo do presidente Lula está tão radicalizado e determinado em defender o povo brasileiro que vamos encaminhar à esta Casa uma medida provisória que limita a ampliação do custo da CDE. Não é mais admissível que a gente venha recepcionar os custos tão altos em defesa de interesses que não são dos consumidores brasileiros.
O ministro afirmou que a proposta deverá seguir adiante sem alterações que “deturpem” os interesses da indústria elétrica e “atrapalhem” a aprovação. Ele criticou a inclusão de jabutis em projetos relevantes.
Leia também:

Parlamento vota em lei que impede realização de experimentos com produtos de beleza em animais

Israel abate míssil disparado do Iêmen; alarmes foram ativados

Pepita retorna à música com o álbum “Viva” e participação especial com Diego Martins
Será encaminhado, no máximo, na próxima semana, para tentar mitigar o que tem ocorrido nos últimos dias, que a mídia denomina de jabutis, que frequentemente não satisfazem as demandas do setor elétrico.
Silveira afirmou que o Executivo depende da aprovação da MP na Câmara para evitar maiores custos e que a indústria nacional não seja excessivamente onerada, perdendo competitividade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A energia, além de ser fonte de vida, é insumo essencial para a indústria do país. Não se deve prejudicar este setor em razão de interesses que nem sempre são do interesse da nação.
As variações nos ajustes da CDE são um dos fatores primordiais que influenciam o valor da energia elétrica no Brasil.
Anualmente, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) estabelece o orçamento da CDE, considerando as políticas públicas determinadas pelo Ministério de Minas e Energia e as previsões de custos do setor elétrico.
A adequação varia em função do volume de recursos exigidos para:
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Lucas Almeida
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.