O Ministério de Minas e Energia deverá publicar, até o final de agosto, o edital com as novas diretrizes para o Leilão de Reserva de Capacidade na Forma de Potência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em abril deste ano, o governo cancelou o leilão devido à disputa judicial entre os grupos envolvidos. Após a decisão, o ministério já havia anunciado que promoveria uma nova consulta pública sobre as diretrizes do processo e também sobre a sistemática da disputa.
Após a publicação do edital, ocorrerá um período de consulta e, em seguida, a realização do leilão. A Abrage, associação que representa empresas geradoras de energia elétrica, estima que, pelas recentes declarações do ministro Alexandre Silveira, o leilão deve acontecer no primeiro trimestre de 2026.
LEIA TAMBÉM!
O Leilão de Reserva de Capacidade na forma de potência é um processo do setor elétrico destinado a contratar usinas prontas para fornecer energia em momentos de demanda elevada.
Diferentemente dos leilões tradicionais, que adquirem energia ao longo do tempo, este paga para assegurar que haja energia disponível em momentos de grande demanda ou emergências, atuando como um “segundo plano” para prevenir interrupções no fornecimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No início do ano seguinte, um relatório do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) alertou para o descumprimento dos critérios de segurança do sistema já em 2026 e recomendou a organização tempestiva de leilões anuais para contratação de recursos para aumento da oferta de potência.
Fonte por: CNN Brasil