Executivo planeja abertura de consulta pública para licitação de capacidade de geração de energia em caráter de reserva para o corrente mês
Ações de leilão devem ser direcionadas a termelétricas e hidrelétricas.
O governo brasileiro planeja abrir, ainda nesta semana, uma consulta pública para realizar um leilão de reserva de capacidade de energia, com o prazo sendo restrito para o certame ocorrer em 2025, conforme declarado pelo secretário-adjunto do Ministério de Minas e Energia, Fernando Colli, em evento no Rio de Janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O governo resolveu os conflitos judiciais para conduzir o processo seletivo, e optou por promover uma nova consulta pública.
Colli argumenta que existem opções para mitigar o atraso no leilão, que deve focar em usinas termelétricas e hidrelétricas, com o objetivo de elevar a confiabilidade e a segurança da rede elétrica brasileira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O movimento permitirá que mais usinas flexíveis operem, respondendo à variabilidade da geração das fontes renováveis solar e eólica ao longo do dia.
O governo, segundo Colli no evento Enase, pode contratar unidades disponíveis sem contratos, adiantar usinas e importar energia para lidar com o atraso no leilão.
Leia também:
Mercados Asiáticos Terminam em Baixa, Exceto Tóquio e Seul com Recordes Históricos
Bitcoin e Criptomoedas Registram Queda pelo Terceiro Dia Consecutivo em Meio a Incertezas Econômicas
Ouro fecha em leve alta enquanto demanda atinge recorde histórico no terceiro trimestre de 2025
Ele afirmou que o primeiro leilão para a contratação de sistemas de armazenamento de baterias só deve ocorrer em 2026, após a realização do certame de capacidade.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Pedro Santana
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.












