Executivo norte-americano questiona a decisão do ministro do Supremo

O ministro do STF foi adicionado à lista de sancionados pela Lei Magnitsky na quarta-feira (30).

31/07/2025 17:27

1 min de leitura

Executivo norte-americano questiona a decisão do ministro do Supremo
(Imagem de reprodução da internet).

O Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil classificou como “inadmissível” a interferência dos Estados Unidos nos assuntos internos do Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O conselho expressou seu mais forte repúdio à decisão do governo de Donald Trump de aplicar sanções a membros do STF (Supremo Tribunal Federal) com base na Lei Magnitsky.

A medida representa uma grave e inaceitável interferência nos assuntos internos do Brasil, atentando contra a soberania nacional e constituindo um ataque direto à independência do Poder Judiciário brasileiro. É inaceitável que magistrados e magistradas, no exercício regular de suas funções constitucionais, sejam alvo de retaliação por decisões proferidas no âmbito do Estado Democrático de Direito.

Leia também:

Os Estados Unidos anunciaram sanções financeiras ao ministro Alexandre de Moraes, em razão de graves violações aos direitos humanos, incluindo atos cometidos por ditadores, e a aplicação da medida a uma autoridade brasileira é inédita.

A Conpre considera que a tentativa de “coagir ou intimidar” o Poder Judiciário por meio de sanções isoladas infringe os princípios basilares do Direito Internacional e põe em risco o relacionamento entre nações soberanas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa conduta estabelece um precedente perigoso e incompatível com os valores democráticos que devem nortear as relações entre os Estados.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)