A prefeitura de Diadema adquiriu, sem licitação, um drone com capacidade de lançar gás lacrimogêneo para ser empregado pela Guarda Civil municipal na dispersão de bailes funk, conhecidos como “pancadões”. O equipamento, fornecido pela empresa Condor S/A Indústria Química, teve um custo de 365 mil reais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A administração do prefeito Taka Yamauchi (MDB) justificou que o equipamento é fabricado por uma única empresa no país, o que isenta o procedimento de licitação, e ressalta que o drone possibilitará uma visão tática e em tempo real das áreas da cidade e ampliará a capacidade de atuação da Guarda Civil Municipal em ocorrências.
O drone é apresentado no site do fabricante como uma solução com controle remoto para lançamento aéreo de munições com tecnologias não letais de alta precisão. O equipamento pode operar entre 30 e 70 metros de altitude, com 20 minutos de tempo de voo e capacidade de operar até 5 quilômetros de distância.
LEIA TAMBÉM!
Em maio, Yamauchi anunciou que a prefeitura também pretende adquirir um veículo semelhante ao “Tempestade” – caminhão capaz de lançar potentes jatos d’água utilizados na dispersão ofensiva de multidões no passado.
Fonte por: Carta Capital
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE