O Ministério das Relações Exteriores chamou, na quarta-feira (9.jul.2025), o encarregado de Negócios da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar, para prestar esclarecimentos sobre a declaração da representação norte-americana em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Jair Bolsonaro e sua família têm sido fortes parceiros dos Estados Unidos. A perseguição política contra ele, sua família e seus apoiadores é vergonhosa e desrespeita as tradições democráticas do Brasil. Reforçamos a declaração do presidente Trump. Estamos acompanhando de perto a situação.
Na segunda-feira (9.jul), o presidente dos EUA, Donald Trump, publicou em suas redes sociais que Bolsonaro sofre uma perseguição da Justiça e da oposição. Ele classificou os processos contra o ex-presidente de uma “caça às bruxas” e pediu para “deixarem Bolsonaro em paz”.
LEIA TAMBÉM!
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, ainda na segunda-feira, que o Brasil não tolerará “intervenção ou controle de qualquer natureza”.
A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de qualquer pessoa. Possuímos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei. Em especial, os que atentam contra a liberdade e o Estado de Direito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na noite de terça-feira (10 de julho), Trump voltou a defender Bolsonaro no Truth Social.
Fonte por: Poder 360