Executivo lança registro nacional de telefones apreendidos e roubados
O Ministério da Justiça e Segurança Pública integrará informações e dará suporte à recuperação de telefones celulares em território nacional.

O MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública) implementou na segunda-feira (14.jul.2025) o CNCR (Cadastro Nacional de Celulares com Restrição), um sistema que agregará dados sobre dispositivos celulares roubados, furtados ou extraviados no país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A determinação foi formalizada por portaria divulgada no Diário Oficial da União. Segue a íntegra do documento (PDF – 114 kB).
O registro unificará informações do Projeto Celular Seguro, do Cadastro de Estações Móveis Impedidas e da Base Nacional de Boletins de Ocorrência, gerando uma plataforma consolidada com dados unificados.
Leia também:

Eurasia afirma que a condenação do ex-presidente Bolsonaro intensifica as polarizações políticas no Brasil

Hulk expressa tristeza pela derrota para o Cruzeiro e declara intenção de buscar a vitória

TST julga extinção da patente de Bolsonaro e condena militares
Visa auxiliar os órgãos de segurança pública na recuperação de aparelhos e proporcionar maior segurança aos consumidores na aquisição de um novo dispositivo.
A Secretaria-Executiva do MJSP será responsável pelo planejamento, coordenação e supervisão do CNCR. O sistema será acessado por meio do Projeto Celular Seguro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Secretaria Nacional de Segurança Pública atuará em colaboração com os estados e o Distrito Federal para aprimorar os dados de roubos e furtos de telefones celulares.
A portaria esclarece que o CNCR não substitui os boletins de ocorrência nem as bases das operadoras de telefonia. O sistema também não assegura segurança jurídica aos consumidores, atuando apenas como um instrumento de acesso a informações consolidadas sobre restrições.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Ana Carolina Braga
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.