Executivo lança registro nacional de telefones apreendidos e roubados
O Ministério da Justiça e Segurança Pública integrará informações e dará suporte à recuperação de telefones celulares em território nacional.

O MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública) implementou na segunda-feira (14.jul.2025) o CNCR (Cadastro Nacional de Celulares com Restrição), um sistema que agregará dados sobre dispositivos celulares roubados, furtados ou extraviados no país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A determinação foi formalizada por portaria divulgada no Diário Oficial da União. Segue a íntegra do documento (PDF – 114 kB).
O registro unificará informações do Projeto Celular Seguro, do Cadastro de Estações Móveis Impedidas e da Base Nacional de Boletins de Ocorrência, gerando uma plataforma consolidada com dados unificados.
Leia também:

Irã afirma que responderá à retomada das sanções da ONU

Renato Paiva lança crítica a John Textor em razão do título do Chelsea

“Não retornaremos”, afirma mulher que registrou “chá da traição” no Rio Grande do Sul
Visa auxiliar os órgãos de segurança pública na recuperação de aparelhos e proporcionar maior segurança aos consumidores na aquisição de um novo dispositivo.
A Secretaria-Executiva do MJSP será responsável pelo planejamento, coordenação e supervisão do CNCR. O sistema será acessado por meio do Projeto Celular Seguro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Secretaria Nacional de Segurança Pública atuará em colaboração com os estados e o Distrito Federal para aprimorar os dados de roubos e furtos de telefones celulares.
A portaria esclarece que o CNCR não substitui os boletins de ocorrência nem as bases das operadoras de telefonia. O sistema também não assegura segurança jurídica aos consumidores, atuando apenas como um instrumento de acesso a informações consolidadas sobre restrições.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Ana Carolina Braga
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.